Publicidade
Início Notícias Inovação Cinco tendências tecnológicas que vão mesclar trabalho entre humanos e máquinas, segundo...

Cinco tendências tecnológicas que vão mesclar trabalho entre humanos e máquinas, segundo o Gartner

0
Publicidade

O Gartner 35 tecnologias que estão sendo acompanhadas de perto no Hype Cycle for Emerging Technologies, 2018. O estudo revela cinco tendências emergentes que vão mesclar o trabalho entre humanos e máquinas. Tecnologias emergentes como Inteligência Artificial (IA) exercem um papel crítico ao habilitar companhias para serem onipresentes, estarem sempre disponíveis e conectadas com ecossistemas corporativos, sobrevivendo em um futuro próximo.

O relatório “The Hype Cycle for Emerging Technologies” é uma versão anual do Gartner Hype Cycle e oferece uma perspectiva de toda a indústria de TI sobre tecnologias e tendências que estrategistas de negócios, líderes de inovação, de R&D, empreendedores, desenvolvedores do mercado global e equipes de tecnologia emergente deveriam considerar no desenvolvimento de seus portfólios.

As tendências de tecnologias emergentes, segundo o Gartner são as seguintes:

1) Inteligência Artificial democratizada – Tecnologias IA estarão virtualmente em todo o lugar pelos próximos 10 anos. Enquanto possibilitam a novos usuários se adaptarem a novas situações e resolver problemas que não haviam sido enfrentados anteriormente, elas estarão disponíveis para as massas – democratizada.

Movimentos e tendências como computação em Nuvem, comunidade autora (Maker) e fonte aberta (open source) irão eventualmente deixar IA ao alcance de todos. Essas tendências são viabilizadas pelas seguintes tecnologias: Inteligência Artificial em PaaS (Platform as a Service), Inteligência Artificial Genérica (AGI), direção autônoma (níveis 4 e 5), robôs mobile autônomos (Autonomous Mobile Robots), plataforma de AGI conversacional, redes neurais, veículos voadores autônomos, robôs inteligentes e assistes virtuais.

2) Ecossistemas digitalizados – Tecnologias emergentes exigem uma revolução nas fundações de viabilização que disponibilizam o volume de dados necessários, avançado poder de computação e ecossistemas onipresentes. A mudança de uma infraestrutura técnica compartilhada para plataformas que viabilizam ecossistemas recai sobre as fundações para modelos de negócios totalmente novos que estão formando uma ponte entre humanos e tecnologia.

Essa tendência é facilitada pelas seguintes tecnologias: Blockchain, Blockchain para segurança dos dados, digital twins, plataformas IoT e Gráficos do Conhecimento. “Tecnologias para ecossistemas digitalizados estão fazendo seu caminho para o Hype Cycle muito rápido”, diz Walker. “Blockchain e plataformas de IoT já ultrapassaram o pico no momento, e nós acreditamos que elas vão atingir maturidade nos próximos cinco a 10 anos, com modelos digitais twins a Gráficos do Conhecimento chegando perto delas.

3) Faça você mesmo – Ao longo da próxima década, a humanidade vai iniciar uma era “transumana”, com a biologia podendo ser hackeada, dependendo do estilo de vida, interesses e necessidades de saúde. O biohacking se reduz a quatro categorias: tecnologia de realidade aumentada, nutrigenômica, biologia experimental e prática de grinder biohacking.

No entanto, questões ainda pairam sobre o quanto a sociedade está preparada para aceitar esses tipos de aplicações e quais questões éticas devem ser levantadas. Essa tendência é viabilizada pelas seguintes tecnologias: biochips, biotecnologia – tecido cultivado ou artificial, interface cérebro-computador, realidade aumentada, realidade hibrida e tecidos inteligentes. Tecnologias emergentes em biohacking DIY (faça você mesmo) estão se movendo rapidamente pelo Hype Cycle. Realidade híbrida está fazendo o seu caminho para a fase da desilusão (Trough of Disillusionment), e a realidade aumentada está quase atingindo o fundo. Essas pioneiras serão seguidas pelos biochips, os quais já chegaram ao pico e devem se mover para o platô em cinco a 10 anos.

4) Experiências imersivas e transparentes – A tecnologia vai continuar mais centrada no humano a ponto de introduzir transparência entre pessoas, negócios e negócios. Essas tecnologias estendem e facilitam vida inteligente, o trabalho e outras áreas. Essas tendência é viabilizada pelas seguintes tecnologias: impressão 4D, casas conectadas, formato Edge AI (Inteligência Artificial no próprio chip), tecnologia self-healing, baterias de ânodo de silício, smart dust (poeira inteligente), ambiente de trabalho inteligente e dispositivo de exibição volumétrico.

5) Infraestrutura onipresente – A infraestrutura não está mais no caminho de alcançar metas de organização. O advento e a massiva popularidade de computação em Nuvem e suas muitas variações viabilizaram um ambiente sempre disponível e sem limites. Essa tendência é viabilizada pelas seguintes tecnologias: 5G, nanotubo de carbono, rede neural ASICs, hardware ‘neuromórfico’ e computação quântica. As tecnologias que suportam infraestruturas onipresentes estão no caminho para atingir o pico e se movem rapidamente ao longo do Hype Cycle. Redes neurais ASICs e 5G devem chegar ao platô nos próximos dois a cinco anos.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile