Empresas de consumo e varejistas se reconhecem iniciantes em transformação digital, aponta pesquisa da KPMG

0

A maior preocupação dos líderes das empresas de produtos de consumo e do varejo no Brasil é a demanda por velocidade, eficiência e transparência (32%), seguida da competição com empresas de plataforma e comércio eletrônico (29%) e novos concorrentes disruptivos (26%). Estas conclusões estão na pesquisa "Global Consumer Executive Top of Mind 2018", conduzida pela KPMG Global com 530 executivos do setor de consumo e varejo, dos quais 68 são brasileiros.

Os entrevistados também foram questionados sobre o grau de maturidade de suas organizações em três áreas-chaves. No Brasil, a maioria das empresas indicou ser ainda iniciante em transformação digital (54%), centralidade no cliente (51%) e cadeia de suprimentos responsiva (57%).

Nessas mesmas áreas, apenas 7% indicaram estar em um nível de maturidade avançado em termos de transformação digital, 2% em relação à centralidade no cliente, e 11% em se tratando de uma cadeia de suprimentos responsiva.

A pesquisa também revelou que essas empresas continuam dependentes das lojas físicas. Elas ainda são responsáveis, mundialmente, pela maior fatia de vendas, proporção que é mais acentuada no Brasil, onde, para as empresas respondentes, no último ano, 69% das vendas aconteceram por esse canal, contra 14% por canais próprios na internet, 11% em marketing/venda direta e 6% por lojas virtuais parceiras.

Segundo os executivos do Brasil, no futuro próximo (2020), 61% das vendas ainda devem ocorrer por canais físicos, sendo que apenas 17% dos entrevistados pretendem diminuir o número de lojas físicas. No caso das empresas de produtos de consumo, a tendência de vender produtos diretamente para o consumidor final, sem intermediários, foi indicada por 41% dos respondentes. A pesquisa da KPMG também revelou que 22% das empresas brasileiras respondentes esperam alcançar crescimento na receita de 10% ou mais neste ano fiscal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.