Pesquisa traça o futuro do trabalho e dos negócios

0

A forma como trabalhamos será completamente diferente de tudo o que vivemos até aqui. Para mapear e prever como serão os novos modelos de trabalho, a Alelo, bandeira especializada em benefícios, incentivos e gestão de despesas corporativas, preparou um estudo de futuro sobre como as novas tecnologias e os novos comportamentos impactarão diretamente na rotina, na maneira de consumir, no relacionamento entre empresas e clientes, nas formas de pagamento de bens e serviços e como isso tudo refletirá na maneira como as pessoas se relacionam com o trabalho.

Segundo o World Economic Forum, Future of Jobs Report 2018, 50% dos empregos conhecidos não vão existir até 2030. Outro estudo, divulgado pela MacArthur Foundation em 2017, prevê que 65% das crianças em idade escolar trabalharão com coisas que ainda não existem hoje, ou seja, novas profissões irão surgir.

"Assim como a revolução industrial, estamos diante de uma nova onda de mudanças que impactará diretamente as profissões atuais e, de alguma forma, a todos os profissionais. Diante desse cenário, as profissões que irão se sobressair à automação são aquelas que demandam mais empatia e habilidades emocionais, e que por isso foram, por muito tempo, delegadas mais fortemente às mulheres, por exemplo, enfermeiras, cuidadoras e professoras ", destaca Soraya Bahde, diretora de Gente e Inovação da Alelo.

Tendências

A pesquisa aponta cinco tendências: Consumo Consciente, Varejo Imersivo, A Era do Encantar, Flextabilidade e Pagamento Invisível.

Em "Consumo Consciente", as pessoas estão cada vez mais cientes do que podem exigir das marcas e empresas e de como elas podem fazer isso. A nova mentalidade é altruísta e voltada para a comunidade, mudando o comportamento de compra para um consumo mais responsável.

O varejo e o PDV foram analisados e a pesquisa traz o "Varejo Imersivo" como uma tendência, em que o ponto de venda físico já começa a ser redefinido para atender a outras demandas do consumidor. A otimização do tempo é um item importante. É preciso investir em novas alternativas de atendimento, nas quais o próprio consumidor pode controlar o tempo da sua jornada. Oferecer um ambiente mais interativo e caloroso também é necessário, além de fornecer conteúdos e até treinamentos, que façam sentido com o produto ou serviço oferecido.

O relacionamento com o consumidor foi estudado em "A Era do Encantar". Big Data e Inteligência Artificial ajudam a saber e a prever o desejo do consumidor, o que permite oferecer um atendimento mais personalizado que o encante. Mais do que atender será preciso entender os consumidores.
Entre as macrotendências apontadas pela pesquisa, a "Flexstabilidade" mostra que os profissionais brasileiros ainda não se sentem tão seguros com modelos de trabalho totalmente flexíveis.

Sendo assim, o futuro do trabalho é previsto como um mix entre estabilidade e flexibilidade, permitindo que as pessoas continuem atuando em empregos formais, porém com maior equilíbrio entre suas vidas pessoais e seus trabalhos.

"O significado de sucesso no trabalho está mudando de dinheiro para prazer, os profissionais percebem que há mais opções e procuram por propósitos e maior qualidade de vida", finaliza a diretora de Gente e Inovação da Alelo.

A maneira como pagaremos pelos bens e serviços já começaram a mudar e foi abordada na pesquisa como "Pagamento Invisível". O surgimento de dispositivos como o NFC, o conceito de internet das coisas e a biometria prometem evoluir ainda mais, tornando o dinheiro um elemento mais abstrato.

"Outra característica prevista é que teremos cada vez mais pessoas que produzem e vendem seus próprios produtos e serviços a outras empresas ou diretamente para o consumidor final", destaca Soraya.

A pesquisa foi desenvolvida em parceria com a futurista Daniela Klaiman, formada em Tecnologia, Futurismo e Empreendedorismos pelo TIP (Transdiciplinary Innovation Program), da Universidade de Jerusalém, e com o apoio das especialistas: Monique Evelle, reconhecida pela Forbes como "30 under 30", idealizadora de diferentes negócios da comunicação, educação e empreendedorismo sustentável; Mariana Fonseca, fundadora da Mariposa, empresa produtora de conteúdo sobre tendências e impacto social, e Gabriela Augustini, fundadora e diretora executiva do Olabi, uma organização focada em estimular o uso de tecnologias para transformação social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.