Publicidade
Início Blogueria 5 problemas e 5 soluções de segurança para sites

5 problemas e 5 soluções de segurança para sites

1
Publicidade

A internet tornou-se um importante meio de atuação para empresas de diferentes setores do mercado, mas junto com as novas oportunidades, vieram as possibilidades de fraudes e crimes cibernéticos. Pensando nisso, elenco abaixo as que julgo mais recorrentes em um portal e que podem prejudicar seu funcionamento e os usuários que o acessam.

DDoS (Distributed Denial of Service): o mais comum deles. Consiste em um grande número de acessos a um site, com objetivo de derrubá-lo. Costuma ser usado para distrair a equipe de segurança com o intuito de que ataques mais rebuscados sejam executados.

Account Takeovers: é, basicamente, a apropriação de uma conta (login e a senha do usuário) para que dados sejam roubados e fraudes cometidas, principalmente as financeiras. E não pense que isso acontece somente com pessoa física, dados de companhias são comumente roubados para os mais diversos fins.

DNS Hijacking: ataque ao DNS (domínio) do portal. Faz com que o usuário seja direcionado a outro site – cópia do acessado originalmente – sem que perceba para que, assim, conceda informações sigilosas.

3rd Party Content Provider Compromise: em grandes portais, hackers usam anúncios para infectar computadores e controlá-los. Isso acontece, pois, normalmente grandes sites contam com avançados recursos de segurança, já seus parceiros que anunciam via banners, nem sempre. Assim, ao clicar no anúncio alterado com vírus, o usuário fica vulnerável, com seus dados coletados e enviados ao fraudador.

Phishing for Cloud Service Credentials: envio massivo de emails maliciosos para obter, em provedores em cloud – como o Google –, dados de login e senha dos usuários. Com fácil acesso ao histórico de e-mails, o hacker busca por informações de cadastros de outros sites (e-commerces e bancos, por exemplo) para cometer fraudes.

Além de mostrar os problemas, meu objetivo aqui também é compartilhar as soluções que felizmente já foram desenvolvidas para que as empresas protejam suas plataformas e clientes. Listo abaixo as cinco principais.

Computação em nuvem: fornece proteção de ponta a ponta ao ambiente virtual e possui capacidade redimensionável na nuvem. Como não é possível prever as proporções de um ataque, o uso da nuvem oferece elevados índices de mitigação por comportar ilimitado volume de conteúdo.

Offload de Infraestrutura: alinhado à computação em nuvem, o conceito de Cache conserva a origem do site no próprio Data Center e qualquer transmissão de informação estática passa a ser feita na ponta da rede, ou seja, mais próximo ao usuário. Assim, o fluxo de informações no Data Center de origem diminui podendo atingir valores de offload superiores a 90%. Ataques cibernéticos elevam o tráfego de acessos no servidor em mais de 100 vezes e o offload promove a escalabilidade necessária que suporta o aumento inesperado de dados.

Proteção de DNS: proteção contra uma prática onde o servidor de DNS de um provedor de acesso é o alvo de ataque, assim, tirado do ar. Esta proteção pode ser implementada no Servidor de DNS primário, secundário ou em ambos conforme a política de segurança da empresa.

Firewall: um firewall verifica e filtra a comunicação entre um link de comunicação e um computador para proteger a confidencialidade dos dados na rede. Isso acontece por meio de regras de segurança pré-definidas que aprovam ou impedem a comunicação, fazendo uma parede de proteção.

Web Application Firewall (WAF): oferece uma camada altamente escalável de proteção contra ataques às aplicações web, emitindo alertas e os bloqueando antes de alcançarem os servidores de origem, filtrando todo o tráfego HTTP e HTTPS de entrada, por meio de controles configuráveis nas camadas de rede e aplicação.

Sergio Aguiar, diretor de pré e pós-vendas da Exceda.

1 COMENTÁRIO

  1. Não é nenhuma novidade que a Internet está empesteada de Vírus, Worms, Bugs e sabe-se lá que mais bichos que têm a missão de tornar a vida dos Webmasters um inferno.
    Porém as empresas DEVEM ter o cuidado especial ao escolher os seus fornecedores que além, é obvio, de prestarem um bom serviço também tenham o devido cuidado e expertise ao tratar da segurança não só do seu Site ou Serviço, mas também dos dados dos seus clientes e visitantes.
    Abraço a todos.
    Ahh! Visitem o Meu Site glucenaonline.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile