Novo ministro trocará equipe e priorizará digitalização da TV e inclusão digital

0

O novo ministro das Comunicações, André Figueiredo, disse nesta segunda-feira, 5, que a prioridade de sua gestão será resolver a migração das rádios AM para FM e a tarifa que será cobrada pela outorga; completar a migração da TV analógica para digital; e ampliar a inclusão digital, com a ampliação do Plano Nacional de Banda Larga. "É lógico que tudo isso demanda recursos, mas ao nos convidar, a presidenta disse que essa é uma das prioridades", afirmou após a solenidade de posse, realizada no Palácio do Planalto.

Figueiredo disse que haverá mudanças na equipe. Para a secretaria executiva do Minicom, por exemplo, vai o ex-secretário executivo do Ministério do Trabalho, Francisco Ibiapina. Para os demais cargos, o ministro declarou que vai primar pela meritocracia, escolher pessoas que realmente entendam do assunto, para em curto espaço de tempo dar celeridade aos trabalhos da pasta. "O Brasil precisa aprofundar e aperfeiçoar a legislação das telecomunicações, implementar a ampliação do Plano Nacional de Banda Larga, tema em que a presidenta está muito envolvida", disse. Sobre recursos para o programa, André Figueiredo reconheceu que será preciso buscar soluções.

Para o novo ministro, é possível não haver mudanças na Telebras. "Vou conversar com Jorge Bittar, gosto muito dele", disse.

Figueiredo ainda disse que sua ida para o ministério não garantirá que o seu partido, o PDT, vote sempre com o governo. "Nós vamos manter o diálogo com os parlamentares, mas a presidenta sabe que em alguns pontos o partido não abre mão de votar contra o governo", admitiu.

Posse

Na posse, a presidente Dilma Rousseff defendeu muito diálogo dos ministros com os parlamentares, partidos e movimentos sociais. Para o ministro das Comunicações, a tarefa é de continuar aprimorando os serviços de telecomunicações, "fundamentais para integrar o nosso território e garantir a inclusão digital de nossa população", disse.

Os demais novos ministros também tomaram posse nesta segunda-feira. Ricardo Berzoini, que ocupava o Minicom, vai comandar a Secretaria de Governo; Miguel Rossetto, o Ministério do Trabalho e Previdência Social; Nilma Lino Gomes, o Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; Marcelo Castro, o Ministério da Saúde; Aloizio Mercadante volta para o Ministério da Educação; Jaques Wagner assumiu a Casa Civil; Aldo Rebelo, o Ministério da Defesa; Celso Pansera, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Helder Barbalho, o Ministério dos Portos; e André Figueiredo, o das Comunicações.

A transmissão de posse no Ministério das Comunicações está marcada para as 15 horas desta terça-feira, 6.

Reunião e reestruturação

Ao longo do dia, aconteceram reuniões técnicas com o novo ministro no Ministério das Comunicações, o que deve prosseguir amanhã depois da transmissão de cargo, para que sejam então definidos os nomes e funções. Uma das pessoas que tem assessorado o ministro André Figueiredo e que está cotado para chefiar sua assessoria técnica é Flávio Lenz, que já ocupou a função de assessor internacional do Minicom na gestão Paulo Bernardo e foi muito atuante nas discussões sobre o desenvolvimento do Sistema Brasileiro de TV Digital.

A ênfase do novo ministro nas questões de inclusão pode criar um problema diante da estrutura que estava sendo planejada para o Minicom em função dos cortes orçamentários. Das três alternativas existentes, duas delas esvaziavam substancialmente a Secretaria de Inclusão Digital, que teria suas atribuições divididas entre a secretaria de telecomunicações e uma nova secretaria de economia e conteúdos digitais. Esse planejamento, contudo, não foi implementado por Berzoini, que optou por deixar a decisão para o novo titular da pasta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.