CEOs apontam parcerias estratégicas e big data como chaves para o crescimento sustentável

0

A digitalização dos produtos, serviços e soluções está provocando transformações, rupturas e até mesmo colapso de diversas indústrias e "ecossistemas" de negócios. Com a rápida evolução das mudanças tecnológicas, os modelos de negócio tradicionais baseados em produtos vêm sendo superados por uma estratégia mais ágil e baseada em serviços. Como as empresas estão reagindo a estas mudanças? Quais estratégias irão garantir o crescimento sustentável e de longo prazo?

Mais de 300 CEOs e líderes das Américas, Ásia, Europa e África participaram da pesquisa anual da Frost & Sullivan CEOs Perspectives on Growth, Innovation and Leadership.

"Com a digitalização provocando uma transformação nos sistemas econômicos globais e uma mudança de foco de produtos para serviços, surgem novas oportunidades de crescimento e inovação. No entanto, para aproveitar essas oportunidades é necessário ter um líder visionário que consiga realizar essa convergência de visão e estratégia de crescimento", afirma o presidente da Frost & Sullivan, David Frigstad.

Empresas que ignorarem essas mudanças disruptivas, que não focarem em inovação e crescimento e não incorporarem novos modelos e negócios alinhados às necessidades de seus clientes serão cada vez mais marginalizadas. As empresas já estão encontrando dificuldades, tanto por fatores externos quanto internos, como demonstram os resultados da pesquisa:

– 53% dos CEOs citam o ambiente competitivo cada vez mais intenso como a principal ameaça externa ao seu crescimento. No entanto, a maioria das empresas não consegue envolver suas equipes de inteligência competitiva e de estratégia corporativa de forma adequada na atenuação dessa ameaça

– A transformação digital é reconhecida pelos executivos como o principal catalisador de crescimento e inovação para os próximos cinco anos, embora quase 34% dos CEOs afirmam que a velocidade das mudanças tecnológicas representa um desafio real e imediato.

– Estratégias de tecnologia, bem como parcerias estratégicas, são vistas como essenciais para garantir o crescimento nos próximos três anos. Mas mais de 50% dos CEOs admitem ter dificuldade em executar suas estratégias de tecnologia e propriedade intelectual ou parcerias estratégicas.

– A transição de produtos para serviços, a personalização e customização e o conceito de "value for many" (em oposição ao "value for money") foram apontados como os três modelos de negócios mais importantes. No entanto, mais de 50% dos CEOs afirmam que não conseguiram integrar esses novos modelos de negócios às suas empresas.

"A transformação digital, incluindo a análise de dados, convergência e conectividade, e consumidores digitais, estão forçando os CEOs a desenvolverem ferramentas e estratégias inovadoras para atingir as expectativas dos investidores", afirma Sandeep Kar, head global de Transformação de Conteúdo da Frost & Sullivan. "Portanto, a principal lição que podemos tirar deste estudo é que as empresas devem começar logo a implementação dessas estratégias, e de forma consistente."

Apple, Google, Amazon, Tesla e GE foram citadas pelos entrevistados como as empresas mais disruptivas. "Seus históricos únicos são prova de como é possível gerar ganhos sem precedentes ao transformar um cenário de ruptura em oportunidade para crescimento e ao focar em inovação e liderança visionária", conclui Kar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.