Intuição e instinto: elementos fundamentais para o planejamento do futuro

1

Recentemente, em conversas sobre como planejar em um ambiente em que mudanças tecnológicas, disruptivas, surgem em velocidade cada vez maior, duas questões têm surgido com frequência: se os antigos planos estratégicos de 3-5 anos estão obsoletos, o que os substitui? As pessoas precisam buscar novas habilidades e se adaptar à nova realidade no ambiente de trabalho, mas que nova realidade é esta?

Senti-me motivado a tentar responder estes dois questionamentos. Vou começar por aquilo que tenho grande convicção: hoje, a única constante é a mudança, e a velocidade desta mudança está aumentando.

Os planos estratégicos de longo prazo se tornaram obsoletos e o ambiente de trabalho está mudando porque os obstáculos para criação e crescimento das empresas diminuíram fortemente. Dois dos elementos fundamentais para construção das empresas (Capital e Ativo) já não são mais um obstáculo à sua criação. Estratégias de crowdsourcing e crowdfunding vêm viabilizando o surgimento de novos produtos e empresas a custo muito baixo se comparado aos custos do passado.

O surgimento de empresas em que o principal ativo são informações a um custo zero prova que a propriedade não é necessariamente, portanto, a chave para o sucesso no futuro. Quanto o Waze paga para ter acesso aos dados de GPS em nossos celulares? Quanto o Facebook paga por nossas publicações que viabilizam a exploração de publicidade e outros serviços em sua plataforma? O Airbnb terminará o ano de 2016 como a maior empresa hoteleira do mundo sem possuir um imóvel. O Uber não possui frota de automóveis.

Outra característica destas empresas é manter boa parte de sua mão de obra temporária. Estas características somadas as tornam mais flexíveis, permitindo que se ajustem de forma incrivelmente rápida a novas tecnologias, reduzindo riscos. A presença física em um mercado já não é necessária para alcançar escala e volume. Estruturas fabris e infraestrutura de TI podem ser contratadas sob demanda facilitando e acelerando seu crescimento.

Estes são conceitos super atuais, amplamente difundidos em best-sellers como "Organizações Exponenciais" (Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest) e "O Que É Meu É Seu: Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo" (Rachel Botsman e Roo Rogers).

Sem dúvida, um novo cenário que coloca uma pressão enorme sobre as empresas tradicionais que têm dificuldade para se reinventar e enfrentar novos concorrentes.

Tudo isto deve ser creditado a Revolução da Informação que se iniciou há 40 anos, mas que relativamente pouco trouxe de mudança se compararmos com o que está por vir. Movidos pelo crescimento do mercado de Internet das Coisas, estamos saltando de oito bilhões de dispositivos conectados à internet para algo como 50 bilhões, em 2020. Quantas empresas, como Waze, e novos aplicativos surgirão se beneficiando da explosão de dados resultante dos bilhões de sensores com novas e poderosas ferramentas de análise? Difícil projetar, mas bem razoável aceitar que o que hoje temos como referência de serviço e tecnologia poderá se tornar obsoleto rapidamente.

Como imagino que os executivos devam reagir a este cenário imprevisível? Acredito que as empresas precisam, inicialmente, responder claramente a duas perguntas: por que fazer este trabalho? E por que a organização existe?

As respostas devem definir o propósito da organização e suas aspirações. Suas aspirações devem conectar-se às necessidades e ambições de seus clientes e colaboradores. O foco do executivo deve estar dividido entre:

  1. olhar para o ambiente externo, para identificar os concorrentes disruptivos e como se beneficiar das novidades que eles apresentam;
  2. criar uma cultura corporativa que privilegie a análise de dados, experimentação constante e ciclos de planejamento menores (um ano). A capacidade de adaptação das empresas só existirá se elas focarem o futuro de seus serviços e produtos em informações para escalabilidade.

Quanto às habilidades que serão demandadas da força de trabalho, acredito que a busca será por pessoas que apresentem envolvimento, determinação, curiosidade, capacidade de (des) aprendizagem e adaptabilidade, INTUIÇÃO e INSTINTO.

Sim, intuição e instinto continuarão presentes nas decisões estratégicas a despeito do grande volume de dados e analises. O futuro continua sendo desconhecido apesar de tudo que possamos tentar prever e projetar!

Paulo Roberto Ferreira, executivo de tecnologia da informação e membro do G100 Brasil.

1 COMENTÁRIO

  1. Bom dia!
    O último parágrafo do Paulo Roberto Ferreira está correto. Este canal intuitivo será chave para decisões e estratégias.
    Sendo mais científico (pois existe uma ciência que explica o fenômeno intuição):
    A Intuição é o resultado de mais de dois bilhões de anos da evolução da vida no planeta Terra.
    Foi necessário a vida evoluir até os nossos dias, para que o ser humano estivesse em condições de consciência desenvolvida o suficiente para trabalhar este canal. É o casamento da expansão da mente com a evolução orgânica que propiciou este canal. É um processo "Psíquico". Hoje o ser humano esta na fase "Consciência"= Razão e Análise, e caminha para a fase "Superconsciência"= Intuição e Síntese (genialidade). Perdoem, mas o assunto cientificamente é complexo e demandaria muito espaço neste comentário.
    A Intuição é uma ferramenta inevitável para o futuro, a civilização caminha para isso. Hoje devido a evolução descrita, é possível verificar em maior escala este fenômeno. Este canal será vital para todas as áreas, inclusive a profissional. No caso especifico da Ciência oficial, esta ciência caminha para um beco sem saída utilizando somente tecnologias, e o método puramente racional. Somente a Intuição poderá dar respostas as complexidades dos fenômenos que virão. Explicar um universo Tridimensional ou espacial é mais fácil, mas explicar os fenômenos quando estes se tornam conceituais, aí somente com uma visão direta do fenômeno, isto só é possível utilizando a intuição (esta atua fora do Tempo e do Espaço.
    Sou uma pessoa intuitiva desde a juventude e pesquiso o assunto há 30 anos. Assim sou o pesquisador e o objeto de pesquisa. Possuo vários casos pessoais importantes (Aprovação de projetos na área automotiva, e-mail recebido de Barack Obama, salvou minha vida, tomada de decisões entre outros) atestando a importância da intuição na nossa vida. Publiquei dois livros sobre o assunto, sendo um deles o "Curso Multiplicando a Genialidade" (O gênio percebe o novo via processo intuitivo, mesmo sem ter consciência disto, assim como os profetas do passado viam situações que iriam acontecer). Caso queiram mais informações entrem neste link: http://bit.ly/CMGenialidade
    Para poder explicar o fenômeno intuitivo, eu tive que reescrever a historia da construção do universo baseado em outra importante obra escrita totalmente por um processo intuitivo.
    No mundo corporativo, devido a velocidade das mudanças e instabilidades do mundo, a visão intuitiva será cada vez mais requisitada.

    Se você leitor, ainda não se deu conta da importância do assunto "Intuição", lamento dizer; você ficará para trás nas mais diversas áreas (Profissional, Empresarial, Empreendedorismo, Estudantil e nas Pesquisas).

    Para se ter uma ideia:
    Assunto, Número de buscas e Geração de valores referente ao assunto.
    Brasil Estados Unidos
    Assunto Números Dólares ($) Números Dólares ($)
    – Intuição 12100 866.17 74000 23,403.17
    – Intuitivo 4400 0 90500 385,412.35
    O Brasil está atrasado neste assunto, apesar de ter o povo mais capacitado psiquicamente para trabalhar este canal intuitivo.
    Caso queiram mais informações eu posso ajudar, entrem neste link: http://bit.ly/CMGenialidade
    Estarei à disposição para maiores detalhes.
    Sergio Antonio Meneghetti – Brasil
    Químico, Escritor, Poeta, Filósofo e Pesquisador da Intuição.
    Embaixador Universal da Paz – França – Genebra – Suíça – Cercle Universel des Ambassadeurs de la Paix
    Autor de 14 obras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.