Publicidade
Início Notícias Gestão Blockchain: Banco de Montreal, CaixaBank, Commerzbank, Erste Bank, IBM e UBS criam...

Blockchain: Banco de Montreal, CaixaBank, Commerzbank, Erste Bank, IBM e UBS criam plataforma de comércio global

0
Publicidade

O Banco de Montreal (BMO), CaixaBank,  Commerzbank e o Grupo Erste aderiram a uma iniciativa lançada pela UBS e IBM em 2016 para construir uma nova plataforma de comércio global baseada em tecnologia de blockchain. Esta nova plataforma, chamada Batavia, é construída para ser acessada abertamente por organizações de todos os tamanhos em qualquer lugar do mundo, e pode apoiar o financiamento comercial para transações em todos os modos de comércio, quer os bens sejam transportados por via aérea, terrestre ou marítima.

A Batavia traz um avanço no trabalho iniciado pela UBS e IBM para desenvolver uma plataforma de financiamento comercial construída na IBM Blockchain Platform, com o framework Hyperlocker Fabric. O trabalho de desenvolvimento está sendo realizado em colaboração pelos cinco bancos e pela IBM, com apoio de especialistas do setor de transportes, bem como com os clientes dos bancos,  para garantir que a plataforma seja flexível e intuitiva para os mesmos e possa ser comercializada. A Batavia está visando transações piloto com clientes na rede no início de 2018,  para teste e refinamento da plataforma.

Projetada para suportar transações mais eficientes, transparentes e econômicas, a nova plataforma de financiamento do comércio global ajudará as organizações a construir redes de negociação trans-fronteiras em todo o mundo de forma mais fácil. A Batavia permitirá que as partes  registrem o progresso de uma remessa à medida que sai do armazém, carregada em um avião, caminhão ou barco até chega à porta de recebimento, liberando automaticamente os pagamentos de forma incremental ao longo de cada etapa do processo.

A natureza aberta da plataforma, que incentiva a ampla participação de muitos bancos, fornecedores e reguladores, também ajudará a abrir novos corredores comerciais, trazendo novos players ao mercado e agilizando processos que antes eram excessivamente demorados e caros.

Tradicionalmente, os parceiros comerciais, incluindo compradores, vendedores, seus bancos, transportadores, inspetores e reguladores confiam em grandes volumes de documentação baseada em papel para realizar transações de forma segura. Este processo pode levar até semanas, incorrer em custos, tornando os dados vulneráveis ??a erros devido ao reprocessamento manual repetido. Os atrasos e a falta de transparência no comércio podem tornar difícil para as empresas acessar o financiamento, limitando sua capacidade de negociar ao longo das fronteiras e aumentar as receitas. A plataforma Batavia eliminará a necessidade de lidar e comparar documentos, permitindo que compradores, vendedores e seus bancos executem transações com alto grau de eficiência e transparência.

O Blockchain permite uma maior transparência através da digitalização de contratos celebrados em um registro contábil permanente e imutável que todas as partes envolvidas em uma transação comercial podem visualizar. O status de um contrato até seu cumprimento é atualizado automaticamente através dos dados do sensor IoT ou entrada do usuário. A Batavia economizará tempo de usuários e reduzirá os custos, assegurando a integridade dos dados à medida que ele muda de mãos, reduzindo os processos de verificação de terceiros e minimizando o potencial de erros, adulterações ou disputas. Quando todos os participantes de uma transação podem acessar uma versão verdadeira compartilhada, eles podem interagir com maior confiança, construir redes maiores e mais distribuídas e, por sua vez, aumentar a receita.

Opinião dos participantes: Banco de Montreal

“A BMO orgulha-se orgulhosa de ser líder em inovação em finanças de comércio e cadeia de suprimentos. Nosso objetivo é oferecer soluções simples e eficientes baseadas em tecnologia que ofereça benefícios de custo, eficiência e risco aos nossos clientes e ao banco “, disse Jeffrey Shell, diretor gerente e chefe de Comércio Global da BMO. “Estamos muito entusiasmados em participar desta iniciativa e sentir o desenvolvimento de resultados reais e positivos para nossos clientes na América do Norte e em todo o mundo. Como parceiro da Batavia, estamos fortalecendo nossa capacidade de permanecer altamente relevante para nossos clientes à medida que o setor de serviços financeiros continua a evoluir “.

CaixaBank

Jordi Fontanals,  diretor de Operações da CaixaBank, afirmou que “no CaixaBank, operamos um modelo de inovação totalmente centrado no cliente, usando a tecnologia e criando produtos originais para apoiar indivíduos e empresas. A tecnologia blockchain oferece um enorme potencial para a digitalização, mas, mais importante, prepara o caminho para projetos internacionais em colaboração com múltiplos parceiros, criando e projetando para atender nossos clientes. A Batávia é um excelente exemplo disso, o que nos permite reforçar os serviços de comércio exterior que o CaixaBank fornece aos seus clientes com operações comerciais em todo o mundo “.

Commerzbank

Bernd Laber, executivo do grupo financeiro  Commerzbank AG disse que “o Commerzbank processa cerca de 30% do comércio exterior alemão e uma parcela significativa das atividades de comércio exterior europeu. Como um parceiro forte para o financiamento do comércio internacional, ajudamos nossos clientes com soluções premium, bem como na mitigação de riscos. Com esta colaboração e a plataforma prevista, nos esforçamos para estar na vanguarda da exploração da tecnologia moderna na transformação digital dos processos de financiamento do comércio internacional “.

Grupo Erste

“O Grupo Erste está empenhado em implementar inovações que proporcionem aos nossos clientes maior transparência, eficiência e utilidade na busca de seus interesses comerciais e financeiros. Ao transformar os processos no financiamento do comércio internacional, a plataforma Batavia promete impulsionar o comércio exterior, fortalecendo também um pilar chave para a prosperidade das economias da nossa região, Europa Central e Oriental “, disse Patrick Götz, diretor de produtos corporativo da Erste Group Bank AG, com sede em Viena.

IBM

“Ao trabalhar com centenas de clientes para implementar soluções de cadeias de blocos, o financiamento do comércio global surgiu como um dos casos de uso mais necessitados de inovar”, disse Fabio Keller, líder do projeto da IBM. “Segmentar a criação de redes grandes, globais e multimodais que trazem transparência e confiança para cada etapa do processo comercial é o que faz da Batavia uma plataforma com tanto potencial para transformar a maneira como as empresas do mundo fazem negócios umas com as outras”.

UBS

“Hoje, o processo de garantir e financiar o comércio é altamente pesado para as empresas”, disse Beat Bannwart, diretor de Inovação Estratégica e Desenvolvimento de Mercado, Clientes Corporativos e Institucionais da UBS. “Ao trabalhar em estreita colaboração com nossos clientes, buscamos inovar sua experiência de usuário através de uma maneira simples, digital e automatizada de organizar, garantir e financiar suas transações de comércio internacional alavancando novas tecnologias e criando um ecossistema aberto”.

Forum Blockchain – 2a edição

A 2ª Edição do Forum Blockchain, promovido pela TI INSIDE no dia 28 de novembro em São Paulo, vai abordar o potencial do uso de blockchain em diversos setores de negócios, através de painéis de discussão e palestras especiais, pelas quais você ficará atualizado sobre os diversos aspectos da adoção da tecnologia e suas implicações.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile