Farmacêutica Granado adere à manufatura avançada para avançar no processo de internacionalização

0

Fundada em 1870, a Granado Pharmácias passou de uma tradicional botica a uma das principais empresas de cosméticos do Brasil. Hoje, em sua fábrica de 30 mil m2 localizada na cidade de Japeri (RJ), a companhia olha para o futuro com planos de fortalecer cada vez mais a marca.

Mas, antes de seguir com a expansão, o grupo se viu diante de um desafio: agregar a automação industrial ao seu tradicional processo de produção. Desse modo, a Granado firmou parceria com a Schneider Electric, para iniciar a implementação do conceito de Manufatura Avançada no complexo fabril.

As necessidades do grupo estavam relacionadas à garantia da repetibilidade dos processos e à rastreabilidade das informações de produção, para manter a qualidade e o padrão do produto final, além de auxiliar na investigação e otimização dos procedimentos – a Granado tem um portfólio com mais de 600 itens.

A empresa estava em busca de um sistema que pudesse instruir os operadores no processo de batelada (atividade industrial que garante a continuidade/repetibilidade da produção) e rastrear possíveis falhas para diminuir o tempo de parada, entre outros pontos.

"Começamos a sugerir sistemas de automação para áreas da produção, como soluções de controladores de processo e, posteriormente, a implementação de um programa que pudesse adequar e flexibilizar a produção, de modo a garantir a qualidade, criar relatórios gerenciais e rastreabilidade para órgãos regulatórios e elevar o patamar da empresa a níveis internacionais, com novos negócios e mercados", conta Thiago Arruda, arquiteto de soluções para Food & Beverage da Schneider Electric.

Assim, foram implementadas as soluções EcoStruxure Hybrid DCS (sistema de automação único para engenharia e operação da planta), Wonderware InBatch (para construção e controle de processos produtivos em lotes ou bateladas) e Wonderware Historian (para construção e visualização dos relatórios de produção, com dados históricos).

Essas soluções fazem parte do EcoStruxure, uma arquitetura aberta, plug and play desenvolvida pela Schneider Electric, que permite integração em todos os níveis das empresas e seus negócios, garantindo a digitalização (IoT).

A plataforma tem o objetivo de viabilizar a economia digital, além de fornecer eficiência operacional de ponta a ponta. Sua tecnologia pode ser aplicada desde o chão de fábrica até a alta gestão, com foco na manutenção, gerenciamento, otimização e digitalização de toda a cadeia de valor, para que a operação reaja dinamicamente a possíveis mudanças, com condições de alcançar melhores resultados de negócios.

Com a implementação finalizada em outubro de 2017, já é possível notar diversos benefícios. Atualmente, o complexo de Japeri trabalha com um sistema integrado e, por conta da padronização, tem facilidade, agilidade e flexibilidade para incluir novos equipamentos, em caso de futuras expansões, e para detectar possíveis falhas, garantindo a rastreabilidade de alterações.

"A Granado obteve melhorias no processo e na qualidade de produção. Além disso, ficaram muito satisfeitos com o sistema por integrar todos os dispositivos, componentes e acessórios necessários para uma operação segura, em uma única ferramenta. Outro ponto importante foi a concentração de todas as informações pertinentes no mesmo ambiente de engenharia, manutenção e operação do sistema", explica Arruda.

"Quando iniciamos o projeto, tínhamos uma grande expectativa sobre qual impacto a solução provocaria na equipe de operadores. Para nossa surpresa, desde o primeiro dia de treinamento, todos participaram ativamente e em nenhum momento percebemos qualquer tipo de dificuldade em assimilar ou operar o sistema. Desde a implantação, aumentamos nossa eficiência, melhoramos a qualidade dos nossos produtos, pois passamos a ter garantia de que todas as fases do processo foram concluídas conforme os parâmetros estabelecidos, reduzimos a emissão de resíduos criando receitas de limpeza (CIP – Clean in Place) e ainda adquirimos a possibilidade de rastrear qualquer etapa do processo, em caso de possíveis falhas, como, por exemplo, falta de energia – tudo isso sem perder a tradição da marca", conta Tatiane Stoeterau, gerente de Produção Industrial da Granado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.