Fundação everis se junta à Gerando Falcões e cria curso de robótica para crianças das favelas

0

A Fundação everis Brasil se juntou à Rede Gerando Falcões para criar o REC PAM! – Robótica Educação para Crianças Play & Make It!, um curso de robótica e programação para crianças de 9 a 11 anos moradoras de favelas. O projeto tem como objetivo promover a base de competências digitais e o pensamento computacional para um público que ainda não tem acesso a esse tipo de conteúdo.

Será a primeira iniciativa educacional voltada à tecnologia para o público infantil da Gerando Falcões, que atua para transformar a vida de crianças e jovens por meio da combinação de educação socioemocional, educação profissional, acesso ao trabalho e tecnologias. A Fundação everis Brasil tem como objetivo incentivar o empreendedorismo, a inovação, o talento e o desenvolvimento socioeconômico brasileiro.

O projeto começou em caráter experimental em agosto, com aulas para 20 crianças. As aulas serão abertas e gratuitas e o conteúdo estará disponibilizado no aplicativo da Gerando Educação, mantido pela Gerando Falcões, que tem mais de 15 mil downloads. O objetivo é impactar crianças de 9 a 11 anos e, futuramente, levar as aulas para mais de 700 favelas de todo o Brasil onde a ONG atua.

O conteúdo é dividido em quatro módulos. Ao final, as crianças terão aprendido a construir o game Arkanoid. O processo, além de passar conhecimentos e entendimento de lógica de programação, estimula habilidades como a curiosidade, experimentação, criatividade, disciplina, organização e imaginação, cooperação, autoestima, escuta e comunicação eficaz.

O curso foi desenvolvido por voluntários da Fundação everis Brasil e é baseado na ferramenta Scratch, do MIT Media Lab. O Scratch é uma plataforma lúdica criada para crianças darem os primeiros passos no uso de ferramentas de programação em blocos, estimulando o trabalho em equipe e a resolução de problemas por meio da tecnologia. O Scratch pode ser acessado online ou baixado para computador e tablet para ser acessado de forma off-line. Os participantes receberão um certificado de participação após a conclusão do curso.

Com a aula, os alunos entendem como usar a plataforma, a estrutura de programação em blocos, manipular e animar personagens, atuando do design de personagens e cenários.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.