Pesquisa: automatizando rede IP, operadoras podem economizar 65% dos custos operacionais

0

A Nokia revelou, em colaboração com a empresa de pesquisa Analysys Mason, que as operadoras podem reduzir até 65% de custos ao automatizarem suas redes IP em três categorias operacionais. Essa é uma das várias descobertas-chave do estudo encomendado pela Nokia.

A automação de rede é um aspecto fundamental para melhorar a agilidade dos serviços, oferecer maior eficiência operacional e também maior disponibilidade da rede. Para quantificar os benefícios da automação de rede na camada controladora de domínio, a Analysys Mason entrevistou um grupo de operadoras por todo o mundo sobre suas estratégias e resultados de automação em suas redes, tendo coletado mais de 60 pontos de dados.

Em seguida, a Analysys Mason extrapolou os benefícios quantificados que podem ser esperados pela automatização de redes IP. O estudo se concentrou na automação de rede implementada para conformidade de serviços de operadora; no gerenciamento do ciclo de vida da rede e em processos de proteção da própria rede quanto do serviço, com a solução NSP da Nokia. O NSP é um controlador de domínio de rede de IP, óptico e micro-ondas, de vários fornecedores, que permite a automatização de muitos dos processos de gerenciamento de rede. De acordo com a Analysys Mason, a participação de mercado da Nokia a coloca como um dos principais provedores no espaço de automação e orquestração de rede.

A Analysys Mason descobriu que a redução de custos no controlador de domínio demanda os seguintes fatores:

• A automação de processos reduz em até 68% o tempo necessário para trabalhos manuais;
• O tempo necessário para a implantação de novos serviços é reduzido em até 88%;
• Menos tarefas manuais significa também menos erros humanos e mais previsibilidade. O uso de cenários padronizados reduz a frequência de solicitações de serviços e problemas que requerem correção manual. Em geral, o tempo gasto em processamento de erros é reduzido em até 85%.
• A automação da correlação entre o alarme e a análise da causa original oferece uma redução significativa no tempo médio de reparação (MTTR), de até 71%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.