A ZAMP, master-franqueada Burger King e Popeyes no Brasil, já cumpriu parte de compromissos assumidos e relacionados a ESG que visam ações em três pilares: Nossa Comida (comida de verdade, sem conservantes, aromatizantes e corantes artificiais), Nossa Pegada (ações de sustentabilidade em favor do planeta) e Nossa Gente (ações de diversidade, equidade, acessibilidade e inclusão de todos os colaboradores e clientes). Por meio de diferentes iniciativas implantadas, foi possível adiantar alguns objetivos em até três anos, como o compromisso de ter 100% das embalagens com certificação de origem.
"Estamos mostrando, com uma série de iniciativas, nosso foco em reduzir o impacto de nossas ações no meio ambiente, oferecendo produtos de qualidade, porém com eficiência operacional e de recursos. Todas essas ações estão conectadas com o nosso sonho de ser a melhor experiência em restaurantes e impactar positivamente a vida das pessoas", ressaltou Danillo Toledo, vice-presidente de Operações da ZAMP.
No pilar Nossa Pegada, a ZAMP possui ações que envolvem os impactos diretos e indiretos das atividades dos restaurantes, com foco na diminuição da geração de resíduos das operações e uso eficiente de recursos naturais. Por meio do projeto Aterro Zero, por exemplo, os resíduos descartados em lixeiras do Burger King são destinados para cooperativas de reciclagem e compostagem parceiras da ZAMP para coprocessamento. A meta é que, até 2025, a empresa consiga destinar até 90% dos resíduos produzidos nas lojas de rua para as soluções de reciclagem/compostagem.
100% do óleo reciclado
O óleo usado em frituras nos restaurantes passou a ser recolhido e reaproveitado por 20 empresas parceiras homologadas desde 2017. Em seis anos, já foram coletados quase 3 milhões de litros, que foram transformados em biodiesel e sabão biodegradável. Aproximadamente 90% de todo o óleo coletado pelos parceiros nos restaurantes Burger King e Popeyes no Brasil é destinado para o biodiesel e os outros 10% são destinados para a fabricação de ração animal e outros.
Embalagens com certificação
Desde o final de 2022, ou seja, três anos antes do prazo firmado pela Companhia, todas as embalagens utilizadas nos restaurantes Burger King e Popeyes possuem certificação de origem e são fabricadas em papel ou plástico biodegradável. São produtos certificados quanto às práticas sustentáveis e modernas de produção, como Rainforest FSC, que garante a origem da madeira utilizada para a produção da celulose usada nas embalagens.
"Para reduzir o impacto das embalagens, os lanches passaram a utilizar lâminas de papel recicláveis, que têm menos impacto que plástico ou papelão. Os copos são de polipapel e as tampas são entregues apenas em compras para viagem. Os canudos são de papel. Além disso, com a adoção de free refil nos combos, o cliente se beneficia por consumir o produto mais vezes e o meio ambiente se beneficia pela menor quantidade de copos descartados", finaliza Danillo.
Além de embalagens recicláveis e biodegradáveis, a ZAMP também desenvolveu um processo e uma política de logística reversa de coleta de papelão (caixas de embalagens e demais insumos) e reciclagem dos copos de papel. Parte descartados por meio de uma empresa parceira, os papelões são coletados nas lojas e entregues a cooperativas de reciclagem. Até o final de 2023, 100% das lojas de rua, em todo o Brasil, terão implantadas o processo de retirada e a destinação correta de papelão.
A reciclagem dos copos de papel é realizada por meio do programa Ciclobom, que atua na reinserção do material na cadeia produtiva. A ação, que já enviou mais de 500 mil copos para a reciclagem, desde o início do projeto, é realizada atualmente em 13 pontos de coleta, com expansão de unidades periodicamente. Este é um programa da BO Packaging implementado em parceria com a Suzano e a startup Green Mining.