Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Adoção de ferramentas analíticas estão abaixo das expectativas do mercado

Adoção de ferramentas analíticas estão abaixo das expectativas do mercado

0
Publicidade

A adoção de ferramentas de inteligência de negócios — business intelligence (BI) e business analytics (BA), incluindo big data — não vem crescendo de acordo com a expectativa do mercado. A informação é do diretor de pesquisas de BI do Gartner, João Tapadinhas, que participou nesta terça-feira, 5, do Symposium ITxpo 2013, em São Paulo.

Ele explicou que em 2011 o mercado havia crescido 17%, mas que esse índice caiu para 7% no ano passado, o que surpreendeu os analistas de mercado. Para Tapadinhas, a explicação é que, após enfrentarem a crise econômica daquele período, as empresas começaram a repensar seus modelos de negócios e testar novas tecnologias.

Uma delas é o big data, que ainda está em experimentação pelo mercado neste ano e tendo as primeiras implantações . Pesquisa com 720 empresas ao redor do mundo revela que menos de 8% delas já implantaram essa tecnologia, 20% estão na fase de piloto ou experimentação, 18% estão desenvolvendo a estratégia e 19%, obtendo conhecimento. As demais não planejam adotá-la.

Para o diretor de pesquisas do Gartner, a expectativa é que em 2016 o mercado volte a crescer 10%, já que os investimentos em BI e BA, de certa forma, ainda estão represados. Mas ele avalia que já em 2015, um ano antes, haverá um novo cenário com o surgimento de empresas inovadoras com novas ferramentas. “Os fornecedores terão que ofertar soluções para que os usuários possam conectar as informações e fazer suas análises de forma independente, sem contar com o envolvimento do pessoal da área de TI. Novos paradigmas que o fornecedor tradicional hoje não está entregando”, ressalta.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile