Apple volta a produzir nos Estados Unidos com abertura de fábrica no estado do Arizona

0
18

Cerca de dez anos depois de fechar a última fábrica nos Estados Unidos e transferir a produção quase que totalmente para a China, a Apple anuncia que irá abrir uma nova planta industrial na cidade de Mesa, no estado do Arizona. A unidade será construída em parceria com a GT Advanced Techonologies, empresa especializada na produção de cristais minerais, que responderá pela fabricação de materiais de safira para os dispositivos eletrônicos da fabricante. A empresa não divulgou, entretanto, quando iniciará as operações.

Segundo comunicado do governo do Arizona, a nova fábrica irá gerar 700 empregos diretos no primeiro ano de operação e 1,3 mil vagas para construção do complexo e outras vagas associadas. O documento não informa, porém, quanto a Apple irá investir, embora fontes ligadas ao assunto afirmem que a fabricante irá aplicar US$ 100 milhões na nova planta, como ponto de partida.

"Estamos orgulhosos de expandir a nossa iniciativa de fabricação nacional com uma nova fábrica no Arizona, e a criação de mais de 2 mil postos de trabalho nas áreas de engenharia, indústria e construção ", disse a fabricante em comunicado. "Esta nova unidade irá fabricar componentes para produtos da Apple e vai funcionar com 100% de energia renovável a partir do primeiro dia."

A decisão da Apple de retomar a produção nos EUA é estratégica, pois, desde que fechou sua última fábrica na Califórnia, em 2004, e transferiu sua produção para empresas terceirizadas na Ásia, ela tem enfrentado inúmeros problemas, principalmente com as más condições de trabalho nas fábricas da Foxconn e outras empresas que operam na China. Com informações de agências internacionais.

Deixe seu comentário