Lucro da Bematech cresce quase 40% no terceiro trimestre

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A Bematech, fornecedora brasileira de soluções de tecnologia para o varejo e setor hoteleiro, encerrou o terceiro trimestre deste ano com um crescimento 39,6% no lucro líquido, que totalizou R$ 13,5 milhões. No acumulado até setembro, o lucro foi de R$ 30,6 milhões, 40,6% maior que os R$ 21,7 milhões obtidos no mesmo período de 2012.

Na mesma base de comparação, a receita líquida registrou expansão de 11,5%, contabilizando R$ 96,3 milhões, a maior receita trimestral da história da empresa e o oitavo trimestre consecutivo de crescimento No consolidado dos nove primeiros meses do ano, a receita alcançou R$ 264,3 milhões, 9,6% superior a igual período de 2012.

Já a geração de caixa medida pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, amortizações e depreciações) teve crescimento de 14,9%, quando comparada com o mesmo período do ano passado, alcançando R$ 21,1 milhões, com margem de 22%. No acumulado do ano, o Ebitda cresceu 25,7% em relação aos nove primeiros meses de 2012.

De acordo com o informe de resultados, a venda de equipamentos — tanto no mercado nacional como no internacional — representou 61,8% da receita líquida total, totalizando R$ 59,5 milhões — um aumento de 12,2% em relação ao terceiro trimestre de 2012. A receita foi impactada positivamente pela retomada de vendas no pequeno varejista. Já venda de software de gestão e serviços respondeu pelos 38,2% restantes, atingindo R$ 36,8 milhões.

O destaque ficou para a divisão de serviços, que registrou expressiva recuperação de rentabilidade. Após dois anos de reestruturação da divisão, a receita evoluiu 3,9%, alcançando R$ 9,2 milhões. Essa evolução de receita é atribuída tanto ao crescimento dos serviços relacionados às vendas de equipamentos ao mercado corporativo, quanto ao aumento das vendas no mercado de meios de pagamento. A unidade de software, por seu lado, registrou crescimento de 12,8% na receita, alcançando R$ 27,6 milhões.

O diretor-presidente da Bematech, Cleber Morais, atribui o bom desempenho da divisão aos investimentos tanto na fábrica de software com a implantação de ferramentas de gerenciamento –, como também em pesquisa e desenvolvimento, que resultou em novas soluções para os segmentos de hotéis, restaurantes etc.

Um aspecto preponderante para o crescimento recorde da receita, apontado pelo executivo, foi o forte crescimento da demanda por soluções para o segmento de pequenas e médias empresas (PMEs), cujas vendas hoje são totalmente realizadas por meio dos canais de negócios da empresa. As PMEs, segundo Morais, também contribuíram para alavancar a demanda por serviços.

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