Publicado decreto que obriga órgãos federais a usar e-mail e rede do próprio governo

0

A presidente Dilma Rousseff  baixou decreto determinando que os serviços de telecomunicações e de tecnologia da informação de órgãos ligados à administração pública federal direta, autárquica e fundacional ocorram por meio de redes e serviços fornecido por órgãos ou entidades do próprio governo federal. O decreto, publicado na edição desta terça-feira, 5, do Diário Oficial da União, visa evitar casos de monitoramento do governo por serviços estrangeiros.

Segundo o texto, serviços como e-mail, telefone e criptografia de dados devem ser fornecidos por órgãos ou entidades da administração pública federal, incluindo empresas públicas ou de capital misto, e dispensam licitação.

A determinação abrange também empresas públicas e sociedades de economia mista da União e subsidiárias, e tem como objetivo evitar o acesso a informações estratégicas por terceiros. A medida entra em vigor em 120 dias, mas a partir desta terça, com a publicação do decreto, já está autorizada a dispensa de licitação desses serviços nas contratações que possam comprometer a segurança nacional.

De acordo com o decreto, no âmbito dos serviços de tecnologia da informação estão previstos serviços de desenvolvimento, implantação, manutenção, armazenamento e recuperação de dados e operação de sistemas de informação, além do projeto de infraestrutura de redes de comunicação de dados. A medida não se aplica às comunicações feitas por meio de serviço móvel pessoal.

O serviço de e-mail ficará a cargo do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que desenvolve um programa de computador (software) há algum tempo. A troca do sistema atual de e-mails, que é fornecido pela Microsoft, pelo do Serpro — chamado Expresso — resultará também em economia para os cofres públicos. Já a infraestrutura de rede será fornecida pela Telebras. Outras empresas, no entanto, poderão fornecer os serviços de dados para o governo, como a Dataprev.

Em outubro, quando surgiram denúncias de espionagem eletrônica e telefônica realizada pela Agência de Segurança Nacional (NSA), o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse que a presidente Dilma já havia determinado a implantação de um sistema de correio eletrônico que protegesse as mensagens do governo, assegurasse a inviolabilidade de e-mails oficiais e prevenisse ação de espiões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.