Publicidade
Início Segurança Cases Grupo Dexar adota segurança cibernética baseada em inteligência artificial

Grupo Dexar adota segurança cibernética baseada em inteligência artificial

0
Publicidade

Com forte atuação no setor imobiliário, o Grupo Dexar ganhou reconhecimento como uma empresa confiável de vendas e gerenciamento de propriedades, por ajudar as imobiliárias a obter melhorias contínuas em receita e eficiência, fornecendo consultoria e assistência durante todo o processo de diversificação. Buscando inovação contínua, a Dexar desenvolve soluções personalizadas para vários aspectos do gerenciamento de negócios imobiliários e fornece as soluções tecnológicas e as ferramentas de marketing necessárias para o sucesso comercial.

Para garantir manter a operação segura, o CIO Daniel Cox, tomou providencias para evitar ser alvo para cibercriminosos, atraídos pela natureza financeira significativa das transações imobiliárias residenciais e comerciais, geralmente vultosas. “Temos 400 funcionários que se conectam aos nossos sistemas a partir de uma mistura de dispositivos pessoais e da empresa”, diz Cox. “Não é incomum alguém abrir um anexo com vírus ou cair em um ataque de phishing e descobrir que o sistema foi infectado por malware. Isso pode resultar em dados comprometidos do cliente e invasores tentando interceptar a transação imobiliária e redirecionar fundos para as contas que controlam.”

Cox também percebeu que o produto antivírus baseado em assinatura existente na empresa não era mais capaz de impedir que ataques de ransomware comprometessem os sistemas e dados internos da empresa.

“Houve um período em que sofremos uma violação de ransomware quase todos os meses”, lembra Cox. “Felizmente, sempre conseguimos uma recuperação rápida, portanto nunca perdemos nenhum dado ou atrasamos o fechamento de uma transação. No entanto sempre tínhamos de passar um dia ou mais rastreando o terminal infectado, corrigindo os danos e restaurando os dados criptografados de nossos backups. Isso representava grande perda de produtividade para nossa equipe de TI e muitas horas de inatividade para os departamentos afetados. Ficou claro que precisávamos reforçar nossas defesas de endpoint, então procuramos nosso parceiro de negócios, a ForwardIT, para adotar uma solução.”

A ForwardIT é uma provedora de serviços gerenciados de tecnologia da informação e comunicação (TIC), sediada em Camberra, na Austrália. Fundada em 2002, é especializada em serviços de projeto, implementação e suporte de TIC para o governo, pequenas e médias empresas, instituições educacionais e organizações sem fins lucrativos.

“Como muitas pequenas e médias empresas, a Dexar conta com uma equipe reduzida de TI para preservar a integridade operacional de seus aplicativos e dados críticos do negócio”, comenta Michael Sandberg, gerente de parceiros de negócios e vendas da ForwardIT. “Isso inclui tudo, desde manutenção de rotina até gerenciamento de riscos cibernéticos. Sabíamos, por isso, que a Dexar precisaria de uma solução que não fosse apenas eficaz na proteção de terminais, mas também eficiente com a equipe e os recursos. O CylancePROTECT foi a escolha natural.”

POC

A ForwardIT iniciou a prova de conceito (POC) criando uma zona em seu portal da BlackBerry Cylance para o Grupo Dexar usar em sua avaliação. As vantagens da abordagem baseada em nuvem da CylancePROTECT para implantação e gerenciamento ficaram imediatamente aparentes para Andrew Levison, gerente de operações de TI, e sua equipe.

“Manter nosso antivírus baseado em assinatura sempre foi um processo trabalhoso, demorado e propenso a erros”, conta Levison. “Estávamos constantemente tendo de baixar, distribuir e auditar novos arquivos de assinatura. E, como o sistema antivírus precisava ser hospedado no local, só era possível atualizar os endpoints quando eles estavam conectados à nossa LAN. Com o CylancePROTECT, as atualizações seriam extremamente raras e acessíveis a todas as máquinas com acesso à Internet.”

Em seguida, Levison e sua equipe compararam a eficácia do CylancePROTECT contra o antivírus de assinatura da Dexar. Ambos os produtos foram submetidos aleatoriamente a mais de 100 amostras de malware. O antivírus titular sofreu várias falhas. CylancePROTECT teve um desempenho impecável. Quando o POC terminou, a Dexar selecionou o CylancePROTECT como a nova plataforma de proteção de terminais da empresa.

De acordo com ele, “sabíamos que não poderíamos designar uma equipe dedicada para operacionalizar o CylancePROTECT, portanto esperávamos que a distribuição progredisse de forma relativamente lenta. Felizmente, o processo de instalação do programa a e criação de políticas de segurança são eficientes e diretas”. O ForwardIT ajudou o Grupo Dexar a entrar em ação criando uma política de grupo inicial para as máquinas clientes da empresa. “Nós lançamos isso em etapas, um departamento de cada vez, até termos certeza de que tudo estava funcionando sem problemas”.

Demorou mais um mês para finalizar a operação do CylancePROTECT e desativar o antivírus existente. Segundo Levison, “tivemos de criar políticas de segurança separadas para vários de nossos servidores. Demoramos um tempo definindo listas de permissões e exceções para garantir que não houvesse falhas em nossos aplicativos de negócios principais”.

No final de dois meses, a proteção contra malware estava em execução no modo de quarentena automática e controle de aplicativos, enquanto o controle de scripts e a proteção de memória haviam sido totalmente ativados, um marco que sinalizava que a Dexar havia alcançado uma postura de segurança preventiva.

“Decidimos não habilitar a imposição de políticas de dispositivos porque isso entraria em conflito com alguns de nossos processos comerciais de rotina e imporia uma carga administrativa à nossa equipe”, explica Levison. “Por exemplo, nossos vendedores tiram fotos de propriedades e depois fazem o upload das imagens de suas câmeras ou pen drives. Não seria prático termos uma lista de permissões de todos esses dispositivos. Estávamos confiantes de que o CylancePROTECT também impediria infecções por malware desse vetor.”

Resultado

Dois anos após sua implantação inicial, o CylancePROTECT ainda trabalha no combate a malware, exploração de memória, scripts maliciosos, documentos com vírus e outras ameaças. De acordo com Cox, “não tivemos de lidar com um único incidente de ransomware desde a conclusão da implantação. Também estamos nos beneficiando de alguns recursos extremamente úteis de gerenciamento de ativos, que vão muito além da proteção de terminais”.

Cox e sua equipe criaram uma visão de nível superior no painel do CylancePROTECT, que exibe o sistema operacional e o status da conexão de todos os terminais sob gerenciamento. “O CylancePROTECT não está apenas bloqueando ameaças, mas também nos ajudando a otimizar nossos processos de auditoria e gerenciamento de patches”, enfatiza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile