Publicidade
Início Segurança Mercado (Segurança) Sikur anuncia plataforma de comunicação segura na nuvem

Sikur anuncia plataforma de comunicação segura na nuvem

0
Publicidade

Os especialistas em comunicações seguras do Sikur estão lançando, no WebSummit 2019, em Lisboa, o SIKUR Messenger – uma Plataforma de Comunicação Segura pronta para ambientes de Nuvem Privada e em White Label, atendendo a crescente demanda do Mercado Corporativo e Governamental, onde a questão de soberania fundamental é crucial.

“Desde 2016 estudamos e analisamos as necessidades destes mercados para proteger um dos seus maiores ativos – a informação. Notamos o crescente uso de soluções não corporativas – WhatsApp e Telegram – por exemplo, são ineficientes do ponto de vista de segurança e geram inúmeros problemas de Governança”, diz Fábio Fischer, CEO do Sikur.

Aplicativos gratuitos, como WhatsApp e Telegram, cresceram e ganharam muito em popularidade nos últimos anos. Aproximadamente 90% dos usuários de dispositivos móveis possuem um destes aplicativos instalados. No entanto, apesar da estatística estar muito relacionada a usuários de consumo, muitas organizações (incluindo entidades governamentais) também utilizam tais aplicativos para suas atividades – um erro estratégico.

Consultorias especializadas, como o Gartner – que produzem relatórios relevantes como Market Guide for Secure Mobile Communications – indicam que:

  • Líderes de mobilidade e segurança nas organizações devem selecionar e implementar soluções seguras de comunicação instantânea;
  • Aplicativos gratuitos, como o WhatsApp, não oferecem recursos e a segurança que as organizações precisam;
  • Estes produtos devem proteger a confidencialidade das comunicações em redes móveis e sem fio.

Apesar do WhatsApp não ser usado como um aplicativo oficial de mensagens corporativas, ele é amplamente utilizado nos dispositivos pessoais dos funcionários e nos dispositivos das empresas, e uma vez explorado através de um ataque, o invasor tem controle completo e visibilidade de todos os dados no telefone.

O número crescente de casos de vazamento de informações nos últimos anos, como ocorreram no Governo Federal do Brasil, está diretamente ligado ao uso de aplicativos não corporativos ou e-mails, para assuntos Estratégicos do País, e geraram um grande alerta. Uma das perguntas mais frequentes é em qual domicílio esta informação está armazenada, qual o nível de segurança real do App, modelos de autenticação, bem como a segurança do dispositivo e do sistema operacional. A fragilidade de apenas uma dessas frentes gera um problema estrutural na questão de privacidade dos dados.

O amadurecimento quanto ao uso de ferramentas de comunicação apropriadas para o ambiente Corporativo vem ganhando espaço em grandes corporações – vide o caso da Gigante Alemã Continental – do ramo de autopeças, com mais de 240.000 empregados, que baniu o uso de WhatsApp para atividades corporativas, preocupando-se com questões de privacidade e vazamento de dados estratégicos.

Antevendo uma avalanche de problemas que assolarão as Companhias e Governos nos próximos anos, bem como pelas determinações regulatórias de salvaguarda de dados (LGPD), a Sikur foi a campo entender as reais necessidades, visando formatar uma solução com característica militar que resolvesse o problema da troca e armazenamento de dados sensíveis e estratégicos.

“Notamos que muitos dos problemas eram comuns, não somente entre o mundo Corporativo e de Defesa, mas também entre diferentes verticais de mercado. Problemas como o domínio sobre o armazenamento e gestão dos dados, utilização de redes de telefonia, modelos de autenticação e o uso desenfreado de soluções não corporativas e sem testes de penetração deixaram de ser discutidas no âmbito do time executivo e passarm a fazer parte da pauta dos Conselhos de Administração”, complementa Fischer.

O SIKUR Messenger, integrado a um modelo de portabilidade e soberania sobre informações sensíveis, nasce totalmente adaptado e formatado para resolver estes e outros problemas, inclusive nos mercados de Finanças, Telecomunicações e Saúde. Trata-se de uma Solução de Comunicação Corporativa, tendo 5 princípios básicos da segurança da informação: Integridade, Autenticidade, Confidencialidade, Disponibilidade e Não-repúdio.

Além disso, ela está preparada para rodar dentro de uma Nuvem Privada do cliente, seja em Data Center próprio ou no Data Center de terceiros, como Microsoft Azure, escolhido por nós, após uma grande análise de mercado. “Sikur é o resultado de uma fusão entre os tipos mais avançados de tecnologia disponíveis no mercado de segurança da informação via tunelamento e integração de camadas de criptografia desde a estrutura de Cloud, passando pelos aplicativos (próprios ou de terceiros), chegando ao Endpoint e, em alguns casos, até ao Sistema Operacional do dispositivo.

“Estamos trazendo ao mercado a forma mais inovadora de tecnologia e privacidade on-line, garantindo a troca de mensagens, chamadas, bate-papos e documentos de uma maneira extremamente segura. Investimos muito em segurança, onde usamos as maiores Companhias do Mundo – HackerOne – por exemplo, para testar a segurança de nossos produtos. Prover aos nossos clientes a tranquilidade de trocar e armazenar informações, de forma segura, é a nossa missão”, acrescenta Fischer.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile