Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) Assistentes digitais em compras online são “barrados” por ameaças de cibersegurança

Assistentes digitais em compras online são “barrados” por ameaças de cibersegurança

0
Online shopping / ecommerce and retail sale concept : Shopping cart, delivery van, credit card, world globe logo on a laptop keyboard, depicts customers order things from retailer sites using internet
Publicidade

A pesquisa Online Shopping with AI: a influência da Inteligência Artificial nas compras online, realizada em outubro de 2024 pela Zendesk, em parceria com a empresa de análise de dados YouGov, revelou como os consumidores brasileiros percebem e aceitam — ou não — a presença da Inteligência Artificial em suas compras de fim de ano.

Segundo a pesquisa, apesar do aumento no uso de assistentes digitais por conta da rápida busca por melhores preços e agilidade no atendimento, 30% dos consumidores brasileiros ainda expressam preocupação com a privacidade e segurança de seus dados. “As marcas ainda têm um desafio de percepção do cliente, que é o de garantir um ambiente digital seguro para as interações online que realizam”, afirma Renato Cohen, gerente de Solutions Consulting da Zendesk no Brasil.

Outra descoberta feita pela pesquisa reforça o potencial existente no e-Commerce brasileiro. “Mais de 70% dos entrevistados afirmaram fazer compras online uma vez por mês ou mais, um número surpreendente e que mostra o protagonismo que as compras online seguirão tendo nesse fim de ano, apesar da preocupação com a segurança de dados”, explica Cohen.

Mais descobertas da pesquisa:

• 72% dos consumidores brasileiros fazem compras online pelo menos uma vez por mês
• 51% dos consumidores brasileiros afirmam que usam IA para encontrar as melhores ofertas durante a Black Friday
• 32% dos consumidores brasileiros afirmam que é muito provável que usem ferramentas de IA durante essa temporada
• 30% dos consumidores brasileiros ainda preferem o suporte humano com medo do mau uso de seus dados
• 46% dos consumidores brasileiros estão mais abertos ao uso de assistentes digitais em comparação ao ano passado

Para Renato Cohen, quando o assunto é Inteligência Artificial, ainda existe um caminho a ser percorrido. “Apesar da IA e agentes de IA serem conhecidos por 85% dos consumidores, apenas 45% disseram já ter usado a tecnologia. Isso mostra que as empresas precisam não apenas implantar a IA, mas também comunicar sua disponibilidade e criar formas de orientar o consumidor sobre como e porque usá-la”, finaliza.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile