Publicidade
Início Blogueria Como acompanhar a evolução nos exercícios físicos usando a tecnologia

Como acompanhar a evolução nos exercícios físicos usando a tecnologia

1
Publicidade

No artigo A Tecnologia a Serviço da Sáude, apresentamos alguns equipamentos tecnológicos usados para exibir informações das atividades esportivas que praticamos. Neste artigo, iremos concentrar nos relatórios gerados por eles para acompanhar a nossa evolução nos exercícios físicos.

Iremos usar as informações fornecidas pelo relógio Garmin Forerunner 305 que possui um GPS embutido e um medidor de frequência cardíaca.

tecnologia-e-saude_Page_1_Image_0001

Ao iniciar uma atividade, é necessário informar ao relógio qual o tipo, pois os cálculos de queima de calorias se baseiam nesta informação. O relógio já vem pré-configurado com corrida e ciclismo, mas podemos configurar outros tipos também.

No caso do Garmin, existem 2 relatórios, o que vem no software que acompanha o relógio, os que estão no Website e na app para celular (igual ao website). Para atualizar os dados no website, é necessário acessá-lo e selecionar a opção de envio dos dados do computador. A app é atualizada automaticamente pelo Website.

Para cada atividade, os relatórios do Website e da app contém:

  • Tempo;
  • Distância;
  • Ritmo médio (km por minuto);
  • Batimentos cardíacos médios e máximo;
  • Voltas (se houver);
  • Calorias gastas;
  • Elevação;
  • Mapa do percurso.

Há também gráficos do ritmo cardíaco durante a atividade. As imagens abaixo são da app que roda no iPhone.


Mapa do trajeto.


Batimento cardíaco durante a atividade.


Relatório da atividade esportiva.

A imagem abaixo foi gerada pelo programa.


Variação de frequência cardíaca com a velocidade.

Na aplicação que roda no computador, existem menos informações que o site, mas algumas são mais específicas como o gráfico de batimentos cardíacos em relação ao tempo. Com isso, podemos ver se há variações e entender melhor os motivos.

Observando os Ganhos

Ao usarmos com frequência o equipamento, com o passar do tempo é possível olhar os relatórios e verificar a evolução do corpo em relação à(s)s atividade(s) praticadas.

Kalina Masset, mestre em fisiologia do exercício, destaca algumas sugestões e cuidados na observação de dados para fins de acompanhamento dos resultados nos gráficos produzidos pelos dispositivos tecnológicos.

É possível observar progressões da capacidade cardiorrespiratória à partir de dois indícios básicos:

  1. Quando o registro da frequência cardíaca média expressa redução (batimentos cardíacos) na comparação entre a primeira sessão de treinamento e outra sessão realizada após um período mínimo de um a três meses de treinamento;
  2. Quando diminui o tempo que a frequência cardíaca leva para chegar a seus valores de repouso após o exercício físico.

Esta mudança ocorre porque o coração, responsável pela distribuição de oxigênio para o organismo, com o treinamento, vai progressivamente atendendo a demanda energética com menor esforço e maior eficiência, ou seja, batendo menos, porém bombeando maior quantidade de sangue para os tecidos biológicos. Usualmente, a redução da frequência cardíaca média ou sua recuperação mais rápida aos níveis de repouso são ganhos atribuídos à relação entre o tempo dispensado durante o exercício físico e a distância percorrida e servem de base para a prescrição do treinamento. Porém, se houver mudança no ambiente da prática ou no trajeto habitualmente cumprido, essas informações podem comprometer o acompanhamento da evolução cardiorrespiratória, principalmente ao comparar resultados obtidos em percurso de características geográficas diferentes, por exemplo, em inclinações e terreno plano, ou entre terrenos de níveis de inclinações diferentes.

Em outras palavras, para observar a progressão da capacidade cardiorrespiratória ou fazer comparações entre seus resultados, é necessário conhecer os níveis de elevação do terreno onde treina, pois são fatores que promovem efeito fisiológico significativo na frequência cardíaca e podem mascarar o resultado real. Além disso, é importante entender a relação proporcional existente entre a quantidade de esforço, a frequência cardíaca e o gasto calórico.

Conclusão

É possível extrair muitas informações de relógios com GPS para observar como estamos progredindo (ou não) na prática de atividades esportivas. Ao comprar um relógio com GPS, observe também que tipos de relatórios ele fornece em apps ou no website. No próximo artigo, iremos unir essas informações com as informações de acompanhamento de peso e massa corporal usando outros equipamentos.

Nota – Este é o primeiro de dois artigos  

Flavio Amaral é graduado em ciências da computação pela UFRN e possui mestrado em engenharia elétrica pela UFRN. Desde 1994 trabalha com internet e acompanhou a evolução da mesma do mundo acadêmico para o comercial e do dial-up para a banda larga

1 COMENTÁRIO

  1. Estes relógios são realmente uma ferramenta importante no acompanhamento das atividades! E ver a evolução a cada semana, mês.. é muito motivador!
    Ótimo artigo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile