Guarda de dados no Brasil pode ajudar no faturamento do setor de informática em 2014

0

No levantamento da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) divulgado nesta quinta-feira, 5, em São Paulo, o faturamento do setor de informática acumulou R$ 46,937 bilhões neste ano, grande parte por conta do aumento das vendas de tablets. A projeção para 2014 é de R$ 46,374 bilhões, uma queda de 1%. Investimentos em data centers, segundo a entidade, não são levados em conta. Mas, mesmo se fossem, não iriam compensar o declínio da indústria de desktops e notebooks — a menos que o marco civil seja aprovado com a guarda local de dados.

"O [mercado de] data center não vai crescer, a menos que tenha alguma legislação", afirmou o diretor de informática da Abinee, Antonio Hugo Valério Júnior. "Afetaria empresas com base de dados fora do país, como redes sociais", disse ele citando a necessidade de companhias como o Facebook de construir servidores no país.

O presidente da entidade, Humberto Barbato, disse que tem tido conversas informais com o governo e que a possibilidade da questão entrar no marco civil é verídica, e isso traria investimento, mas "ainda não existe nada aprofundado", falando em projeções.

Há, entretanto, o temor de deficiência na distribuição de eletricidade em 2014 devido à falta de chuva no país para abastecer as usinas hidrelétricas. Para o diretor de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica da Abinee, Newton José Leme Duarte, será possível contornar isso sem afetar a produção e operação de servidores. Ele garante que o fornecimento de energia pode ser feito com o uso de geração a gás, bem como técnicas de otimização de consumo energético e geração de arrefecimento a partir da produção de energia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.