ITI e Dataprev discutem parceria institucional

0

O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI recebeu no uultim terca-feira, 3, representantes da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social – Dataprev para o início de uma troca de experiências e parceria entre as duas instituições em suas áreas de domínio, certificação digital no padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil e data centers.

O  diretor-presidente do ITI, Renato Martini, celebrou a aproximação entre os dois órgãos, que, em sua visão, será bastante positiva. "Queremos escutar as demandas da Dataprev e ver como podemos colaborar. A ideia é montar uma agenda de trabalhos para o próximo ano. O ITI acumula uma larga experiência em certificação digital , então podemos colaborar nesse setor. Estamos abertos a esse tipo de parceria e acreditados que a Dataprev também pode nos auxiliar com seus conhecimentos", destacou Martini.

O diretor de Infraestrutura de TIC da Dataprev, Daniel Darlen,  disse na oportunidade que  "o momento é muito propicio para que essa aproximação ocorra uma vez que estamos concluindo nosso planejamento para 2014". A Dataprev enviou ainda membros das equipes de segurança,  responsável pelo setor de data centers, e das equipes de suporte e de arquitetura.

"A ideia é conhecermos os projetos da Dataprev e como poderemos agregar algum conhecimento no campo de tecnologia, que é o que nos compete. Também queremos identificar como a Dataprev pode nos apoiar", foi o que disse o diretor da Infraestrutura de Chaves Públicas do ITI, Maurício Coelho.

Durante o encontro, foram apresentados os projetos nos quais a Dataprev acredita que o ITI pode colaborar, como no uso de criptografia na ligação entre os seus backbones. "A ICP-Brasil não é uma alternativa, mas uma tecnologia de governo que permite afirmarmos tratar-se de um legítimo criptosistema de uso da sociedade civil. Exemplos são muitos que sustentam nossa tese e nos dão plena confiança nessa infraestrutura", acrescentou Renato Martini.

Também foram tiradas dúvidas sobre o uso do Certificado de Atributo, do Assinador Digital e também sobre Autoridade de Carimbo do Tempo – ACT, todas tecnologias de amplo domínio do ITI.

Por sua vez, o assessor da presidência do ITI, Eduardo Lacerda, fez uma breve apresentação do projeto piloto da Autoridade de Registro Biométrica – AR Biométrica, que trará ainda mais segurança para o ato  da emissão do certificado digital ICP-Brasil. Lacerda destacou que o ITI tem o interesse de construir um banco de dados próprio, e seria de grande proveito uma parceria com a Dataprev na iniciativa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.