Com expansão e queda de preço, banda larga pode chegar a mais de 50 milhões de domicílios

2

Dos quase 210 milhões de habitantes do Brasil, pouco menos de 40 milhões de residências (39,1 milhões) possuem conexão à internet por meio de banda larga fixa ou móvel (3G e 4G). Esta é a conclusão do estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) a partir de um acordo de cooperação com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e cujo resultado foi disponibilizado no site da Agência nesta terça-feira, 5.

Realizado entre 2016 e 2017, o estudo apurou que a demanda reprimida por acesso à Internet no país pode chegar a 11,6 milhões de domicílios. No país há 39,1 milhões de domicílios com acesso à banda larga fixa ou 3G e 4G, mas se o acesso a esses serviços de telecomunicações fosse universalizado, haveria a inclusão de mais 6 milhões de domicílios. O número pode ser ainda maior, com a entrada 11,6 milhões de residências, resultando em 50,7 milhões de domicílios no total, se com o aumento da rede houvesse redução nos preços cobrados aos usuários.

O estudo indica que na expansão da banda larga, a priorização do mercado potencial é o que gera maior retorno econômico, seguido pelo tamanho da população. Assim, por esses critérios, a população jovem e a de baixa renda seriam mais beneficiadas com a ampliação do acesso à Internet. No entanto, o estudo também informa que no país um domicílio urbano tem três vezes mais chances de ter acesso à Internet do que um domicílio rural.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.