A DPaschoal, empresa de serviços automotivos conhecida por vender pneus, atualizou seu ERP para melhorar a eficiência interna e prevê crescimentos de até 10% nas vendas e de 30% na venda de produtos financeiros. Isso porque, com a implementação do SAP C/4HANA, a empresa espera contar com um sistema de cross-sell mais propositivo. A mudança também vai trazer uma economia de R$ 700 mil por ano em custo de suporte de sistema legado.
Antes do projeto, um consultor da DPaschoal retirava os pedidos em 20 minutos, agora fará isso em apenas cinco – fator que otimiza o trabalho na área de vendas e transforma o atendimento ao consumidor. O estoque também está disponível em tempo real, tornando as vendas mais assertivas. Além disso, o consultor recomenda os produtos corretos e que realmente precisam ser trocados, tornando a experiência do cliente mais transparente.
Por meio dessa plataforma, o cliente poderá buscar o produto no e-commerce, ser atendido por um consultor via telefone e quando chegar à loja física, a jornada de compras e a experiência de vendas serão iguais. Além disso, a equipe de vendas poderá tomar decisões precisas com base no histórico de manutenção e revisão do veículo.
O projeto piloto foi feito em Campinas e o rollout para as demais lojas da rede teve início em abril de 2018. Hoje, são mais de 170 lojas em operação e o sucesso tem sido tão grande que a DPaschoal pretende levar a solução para seus franqueados, chegando a mais de 500 pontos de vendas em todo o Brasil.
De acordo com o diretor de Tecnologia, Negócios e Inovação da DPaschoal, Robledo Castro, o CRM, o e-commerce e a venda assistida são a chave do sucesso para a empresa. "Temos um perfil de venda consultiva, que começa com o atendimento online, passa pela loja, engajamento no pós-venda e manutenção do veículo. Devido a isso, buscávamos um atendimento unificado e com uma única plataforma conseguimos fazer isso", conta.
A análise de produtividade, realizada após o projeto, revela que antes da implementação do projeto, a equipe de vendas gastava mais de 60% do tempo em atividades de suporte, desde a busca por peças para os clientes, cadastro, análise de crédito, entrada de NF, tempo no caixa. Com a nova plataforma, a equipe pode se dedicar ainda mais para cuidar do atendimento e da experiência do cliente na loja.