Médicos usam ferramentas de TI para otimizar o tempo da consulta, diz estudo

0

O Global Summit Telemedicine & Digital Health e a Associação Paulista Medicina realizaram pesquisa com médicos do estado de São Paulo entre 9 e 26 de novembro de 2018, com o intuito de mapear a utilização dos recursos tecnológicos nos universos da Medicina e da Saúde. Hoje, 84,67% dos médicos dizem que usam ferramentas de TI para observação dos pacientes e para otimizar o tempo da consulta. O prontuário eletrônico é a ferramenta mais utilizada, com 76,75% das respostas entre os que já incorporaram a tecnologia na rotina.

O estudo também busca entender a percepção dos médicos sobre a necessidade de avanços na incorporação da Telemedicina e da Telessaúde no dia a dia da prática profissional e, em especial, de avanços nos marcos regulatórios e no Código de Ética, com vistas a melhorar performances e beneficiar os pacientes.

A pesquisa, realizada por questionário on-line estruturado, teve 848 respostas espontâneas. Indagados sobre se as tecnologias trarão avanços à assistência aos pacientes, por exemplo, 99,88% responderam que sim; apenas um discordou.

A utilização de ferramentas de mensagens instantâneas, como o WhatsApp e similares, é aprovada por 85,02% dos profissionais de Medicina. São favoráveis à realização de consultas a distância 57,90% deles. E quando o tema é prescrição, as opiniões ficam bem divididas: 49,17% não veem problemas, mas 50,83% sim. Talvez, seja uma consequência da falta de flexibilidade da legislação brasileira e das normativas dos conselhos profissionais.

Quando consultados sobre a frase "A tecnologia não vai substituir o médico, apenas substituirá o médico que não usa tecnologia", 72,29% concordam. E pelo ritmo dos avanços tecnológicos, 78,30% acreditam que os celulares serão capazes de funcionar como "guardiões da saúde", possibilitando que as pessoas tenham controle de sua saúde em casa.

Os médicos que avaliam que o Conselho Federal de Medicina tem regulado adequadamente as soluções digitais para a Saúde/Medicina são 50,59%. No caso do Ministério da Saúde, só 20,64% acham que ele dissemina as tecnologias em favor da saúde dos pacientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.