75% dos brasileiros usam apps de mobilidade urbana por se sentirem mais seguros

2

Mobilidade urbana é um assunto que tem ganhado cada vez mais relevância, principalmente nas metrópoles. O aumento de opções para o consumidor, propostas tecnologicamente inovadoras e a mudança de comportamento de usuários e motoristas vêm transformando o mercado.

Tendo esse cenário como base, o PayPal encomendou à IDC uma pesquisa sobre o atual cenário dos aplicativos de transporte no Brasil e no México, dois mercados bastante próximos do ponto de vista dos desafios de mobilidade.

A IDC entrevistou, com formulário online, 625 consumidores nos dois países, todos maiores de 18 anos das classes ABC e que utilizaram um aplicativo de transporte pelo menos uma vez nos 90 dias que antecederam a pesquisa – que foi levada a campo em outubro de 2019.

"A pesquisa demonstra que ainda há muito espaço para esse setor crescer no País. E também para as tecnologias de pagamento online. Por isso o PayPal faz questão de estar ao lado de todos os principais players de mobilidade urbana, para levar mais comodidade, rapidez e segurança para o consumidor. Temos certeza de que as carteiras digitais são o futuro dos meios de pagamento em todas as latitudes, e estamos na vanguarda desse processo há mais de 20 anos" – Thiago Chueiri, diretor de Desenvolvimento de Negócios do PayPal Brasil.

A seguir, os highlights da metade brasileira do estudo.

Todas as formas de ir e vir 

  • 36% dos consumidores que usaram serviços de táxi nos 90 dias que antecederam a pesquisa pagaram a viagem em dinheiro vivo; 11% pagaram diretamente com cartão de crédito ou débito; e 10% pagaram via aplicativo.
  • Quando a questão foi direcionada a serviços de carros compartilhados, 69% dos pesquisados afirmaram ter pagado em dinheiro (83% dos entrevistados da classe C optaram por esse método); e 33% por meio de um app (48% da classe A optaram pelo aplicativo). Outros 27% usaram cartão de crédito. Todos os respondentes haviam usado pelo menos um serviço do tipo no período.
  • Os patins elétricos (scooters) também entraram na conta da IDC. E 25% dos brasileiros entrevistados usaram o serviço nos 90 dias que antecederam o estudo. Destes, 18% pagaram a corrida via app (33% no caso de respondentes da classe A); e 10% via cartões de crédito ou débito.
  • Outra opção pesquisada foi a bicicleta. Cerca de 24% dos brasileiros usaram algum serviço do tipo nos 90 dias que antecederam o estudo. Destes, 9% pagaram a pedalada em dinheiro; 12% pagaram via aplicativo; e 6%, com cartão de crédito ou débito.

Vai pagar como? 

  • A IDC quis saber também quais os meios de pagamento mais comuns dos brasileiros quando usam serviços de compartilhamento de carro. E descobriu que 69% dos consumidores preferem pagar as corridas em dinheiro; 19% usam o app; e 11% preferem pagar via cartão de crédito ou débito.
  • Entre os métodos de pagamento online mais tecnológicos atualmente à disposição dos respondentes (não apenas para pagar por transporte), as carteiras digitais (como o PayPal) são as mais usadas, com 38%; na sequência vem o QR Code, com 25%; e o NFC aparece com 9%.
  • Com esse número alto de consumidores usando dinheiro vivo, a IDC questionou as razões que os levam a isso. Cerca de 77% responderam que, dessa forma, têm mais controle sobre os gastos; 12% afirmaram que pagam em dinheiro porque a corrida foi pedida por outra pessoa; 17% disseram não ter cartão de crédito ou débito para usar no pagamento; e 10% não se sentem seguros usando um app.
  • Mas será que eles aceitariam pagar pelo smartphone se o aplicativo lhes oferecesse um desconto na primeira viagem? A resposta é sim: 49% responderam que "seria muito mais provável" que usassem o app nesse caso; e 27% disseram que "seria um pouco mais provável". Mas 23% confessaram que continuariam pagando em dinheiro mesmo com o desconto.
  • Dentre os brasileiros que disseram preferir usar aplicativo para pagar, 75% o fazem por se sentirem mais seguros; 67% porque acham mais fácil e rápido; e 52%, porque não costumam sair de casa com muito dinheiro no bolso. (respostas múltiplas)
  • A IDC quis saber, também, se o brasileiro costuma dar gorjeta para o motorista (seja ele de taxi ou de carro compartilhado): 42% responderam que sim (o índice sobe para 55% quando os respondentes são da classe A); os demais 58% só pagam mesmo pela corrida.

Sozinho, mas com muitos APPs 

  • Em média, o brasileiro tem instalado em seu smartphone de 2 a 3 apps de transporte (61% dos pesquisados); 37% só têm 1 aplicativo instalado no smartphone; e 2% têm 4 ou mais.
  • O brasileiro tem fama internacional de extrovertido, mas, quando o assunto é app de transporte compartilhado, ele prefere a companhia de seus botões. Cerca de 73% dos pesquisados afirmaram que viajam sozinhos mais de 80% das vezes; 15% deles viajam sozinhos entre 51% e 80% das vezes; e 12% dividem suas viagens com desconhecidos em pelo menos 50% das vezes.
  • A IDC questionou sobre a frequência que os entrevistados brasileiros usam serviços de transporte público: 25% se deslocam de trem, metrô e ônibus de 5 a 7 dias na semana; 27%, 3 a 4 dias; 20%, 1 a 2 dias; e 28% disseram usar serviços públicos de transporte menos de 1 dia por semana.
  • Já quando a pergunta abordou os diversos apps de mobilidade, 31% disseram usá-lo menos de 1 dia por semana; 34%, de 1 a 2 dias na semana; 26%, de 3 a 4 dias por semana; e 9%, de 5 a 7 dias por semana.
  • As razões que levam o brasileiro a optar pelo transporte público também merecem destaque: 33% costumam usá-lo por questões financeiras; 33% optam por ele quando seu carro está quebrado ou sendo usado por um familiar, por exemplo; 28% o usam se a distância até o destino for pequena; e 25% o elegem se o trânsito estiver muito congestionado.
  • Já os apps de mobilidade são usados por 38% dos brasileiros quando seu carro está sendo usado por outra pessoa ou no conserto, por exemplo; 23%, dependendo do clima; 22% optam por eles se o trânsito estiver mais tranquilo; e 21%, se a distância até o destino for grande.
  • Uma informação relevante: do total de respondentes da pesquisa, 66% afirmaram ter carro próprio.

O que pensa o consumidor 

  • A IDC quis entender alguns hábitos do brasileiro quando usam o transporte público: 60% deles disseram se sentir inseguros e/ou desconfortáveis usando um smartphone em um ônibus, metrô ou trem; 86% concordam que mais opções de transporte melhoram a qualidade de vida na cidade onde vivem; apesar disso, 72% concordam que o tempo médio gasto para se locomover pela cidade aumentou nos últimos dois anos; 54% acham que a cidade em que vivem não tem muitas opções suficientes de transporte público; e 77% afirmam que a opção de pagar via app pelo transporte público seria um incentivo a mais para usá-lo.
  • Cerca de 41% dos entrevistados disseram já ter usado um serviço de táxi ou carro compartilhado por causa de atrasos no sistema de transporte público.
  • 67% dos entrevistados disseram que as bicicletas que se pode pegar e largar em qualquer ponto da cidade são ótimas opções de transporte nos grandes centros urbanos; e 43% acham que os patinetes elétricos são, atualmente, um problema. Aliás, cerca de 80% concordam que as cidades precisam de regras mais claras para ciclistas e usuários de patinetes elétricos.
  • Cerca de 49% dos brasileiros pesquisados afirmaram que a escolha de um modal de transporte leva em conta seu impacto ambiental; 60% escolhem um meio de transporte dependendo do impacto que tem em sua saúde; 88% escolhem um meio de transporte pela capacidade que ele tem de chegar rapidamente ao destino; e 86% escolhem em função do custo (quanto mais barato melhor). (respostas múltiplas)
  • Finalmente, 68% dos entrevistados pela IDC disseram que estão usando menos o transporte público, graças aos novos meios de transporte disponíveis em sua cidade; e 69% afirmaram que estão andando menos.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.