Na AL, 90% das empresas aumentarão os investimentos em tecnologias emergentes em 2023

0

As empresas da América Latina estão propensas a experimentar. Impulsadas por una sólida infraestrutura digital e uma maturidade digital no comportamento do consumidor, cada vez mais elas estão adotando tecnologias emergentes: 90% aumentarão seus investimentos nesse segmento nos próximos doze meses. Os dados são do estudo Impulsionar a adoção de tecnologias emergentes na América Latina, realizado pela Harvard Business Review Analytic Services, em parceria com a NTT DATA.

A pesquisa, realizada em 2022 com 316 executivos da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México, aborda diferentes eixos, incluindo o impacto nos negócios das tecnologias emergentes, quais as tecnologias mais adotadas, com quais objetivos são implementadas, quais são os obstáculos para suas incorporações e quem são os responsáveis estratégicos que tomam a decisão de adotá-las.

"A principal contribuição fornecida por este relatório é que, ao contrário do que acontece em geral com estudos desse tipo focados em regiões como Europa, América do Norte ou Ásia-Pacífico, ele nos permite entender a realidade da América Latina", diz Alberto Otero, sócio e líder de Digital Technology Americas da NTT DATA.

Uma das conclusões é que tanto os resultados alcançados até agora quanto as perspectivas para o futuro com a adoção dessas tecnologias são positivos. De fato, 90% consideram que as tecnologias emergentes são "extremamente" ou "muito" importantes para o sucesso das suas organizações; 87% afirmam que se beneficiaram delas nos últimos dois anos e 88% concordam bastante que os benefícios oferecidos por essas tecnologias justificam o valor do investimento, com melhoria na reputação da marca, aumento da receita e da lucratividade ou retenção de clientes como alguns dos pontos mais relevantes.

A computação de borda (edge computing), que aproxima a inteligência de processamento de onde os dados são gerados e consumidos, é a tecnologia emergente mais utilizada pelas organizações da região, com uma adoção de 65%, aplicada em geral para que as empresas possam ganhar velocidade e escalabilidade em ambientes cada vez mais distribuídos. Em seguida temos a biometria (63%) — com o objetivo de fortalecer a segurança –, a robótica avançada (60%), aplicada principalmente a soluções da indústria, a realidade virtual e aumentada (56%), 5G (55%) e a inteligência artificial (54%). Alguns degraus abaixo, aparecem blockchain e moedas digitais (49%), o metaverso e a computação quântica, ambas com 45%.

Objetivo: aumentar a eficiência e a produtividade

A necessidade de aumentar a produtividade é o principal motivo que direciona os investimentos em tecnologias emergentes. Metade dos entrevistados mencionou isso diretamente, juntamente com a necessidade de reduzir os custos produtivos. Logo abaixo aparecem outros aspectos também ligados à busca por maior produtividade, como a melhoria da eficiência da produção (46%) e a otimização de processos empresariais para uma tomada de decisão mais rápida (40%).

"Em um momento em que as empresas estão se tornando negócios digitais, ficar à frente e abraçar as tecnologias emergentes significa enfrentar os desafios que estão por vir em termos de produtividade, competitividade, crescimento e resiliência", diz Pablo Sáez, sócio líder de Digital Technology da NTT DATA Brasil. "O que vemos com grande satisfação é que as empresas latino-americanas não só estão aumentando seus investimentos nesse sentido, como, principalmente, têm desenvolvido cada vez mais o gene inovador em sua cultura".

Do ponto de vista dos obstáculos, os mais relevantes são a escassez de talento e a falta de experiência e o déficit de competências (73%). Embora seja uma questão global, as empresas latino-americanas têm o desafio adicional de, em um cenário em que predomina o trabalho remoto, terem que competir por talentos com organizações de todo o planeta. Outras barreiras são a dificuldade para integrar as soluções à infraestrutura de TI existente (34%) e a falta de recursos financeiros para investir em treinamentos ou nas próprias tecnologias (31%). Também é citada a conscientização da camada executiva para que entendam como impulsionar uma tecnologia emergente dentro da organização.

É possível evitar essas complicações? Para 88% dos entrevistados, grande parte da solução é escolher o parceiro de tecnologia adequado. Para 86%, também é fundamental desenvolver uma cultura corporativa baseada na inovação, que também impacta na capacidade de obter e reter talentos: as novas gerações avaliam muito mais do que o salário ao escolher onde trabalhar. Nesse sentido, uma empresa que utiliza tecnologias de ponta é mais atrativa do que uma que continua atrelada a metodologias e formas ultrapassadas de fazer as coisas.

Em termos de liderança, as áreas de TI continuam sendo fundamentais na identificação das soluções que melhor se adaptam aos objetivos estratégicos da organização: em 65% das empresas, a decisão dos projetos passa pelas mãos dos executivos de C-level dessa área, que, além de lidar com os objetivos tecnológicos, também são responsáveis pelos propósitos do negócio em suas decisões. No entanto, cresce o envolvimento dos executivos do mais alto escalão, como CEOs e diretores gerais e já atinge quase a metade dos casos.

A perspectiva é otimista: as empresas latino-americanas continuarão apostando em tecnologias emergentes e, assim, alavancarão não apenas sua competitividade como o desenvolvimento econômico da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.