Aberta consulta sobre acesso de cegos e surdos à radiodifusão

0

O Ministério das Comunicações publicou em seu site (www.mc.gov.br) minuta de norma complementar que trata da acessibilidade de portadores de necessidades especiais aos serviços de radiodifusão. A divulgação segue o que está previsto na portaria nº 1 veiculada na edição desta sexta-feira (6/1) do Diário Oficial da União (DOU) para informar o início do processo de consulta pública sobre o tema.

A minuta de norma complementar é uma proposta sobre providências que as redes de tevê aberta deverão adotar a fim de facilitar a veiculação de informações para telespectadores com restrições de recepção. Conforme o Decreto nº 5.645, de 28 de dezembro de 2005, o ministério buscará, por meio de consultas e audiências públicas, contribuições da sociedade sobre o assunto e concluirá o documento em 120 dias.

A partir de hoje, o cidadão interessado em opinar sobre a acessibilidade à radiodifusão tem como se manifestar por meio mensagem ao e-mail acessibilidade@mc.gov.br. Ou pode enviar correspondência pelo correio para o endereço Ministério das Comunicações, Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, Departamento de Outorga de Serviços de Comunicação Eletrônica, Esplanada dos Ministérios, Bloco R, Anexo, 3º Andar, Brasília – DF, CEP: 70 044 900.

A portaria nº 1 informa que, em 15 de março, às 14h, o Ministério das Comunicações, promoverá debate aberto sobre normas de acessibilidade de portadores de necessidades especiais à radiodifusão. A consulta pública será em auditório no subsolo da sede da pasta. A versão final da norma estabelecerá procedimentos que devem ser observados para implementação da acessibilidade dos portadores de necessidades especiais aos serviços de radiodifusão.

A norma complementar ficará pronta no fim de abril e definirá, por exemplo, como será a veiculação pela televisão de informações por meio da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras). E estabelecerá regras para o uso de recursos técnicos com o closed caption (legenda oculta) e a adição de recursos para atendimento das necessidades de cegos e surdos. Conforme censo de 2002, 2,13% da população brasileira apresentam incapacidade ou grande dificuldade para enxergar ou ouvir, o equivalente hoje a 3,947 milhões de pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.