Fraudes financeiras na internet crescem 579% em 2005

0

O número de tentativas de fraudes bancárias e financeiras pela internet cresceu 579% em 2005, em relação ao ano anterior, segundo levantamento feito pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), mantido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil.

Em 2004, as tentativas de fraudes não passavam de 5% do total de incidentes reportados. No ano passado, chegaram a 40%. Os números são de estatísticas sobre incidentes na internet notificados espontaneamente ao Cert.br por administradores de rede e usuários. ?É importante ressaltar que nem todas as notificações de fraudes se referem a incidentes que realmente ocorreram. Muitas vezes são reportadas apenas tentativas?, lembra Klaus Steding-Jessen, analista do Cert.br.

O aumento de 579% em relação ao ano passado coloca as fraudes em primeiro lugar entre os tipos de ataques mais freqüentes em 2005, deixando scans (varreduras) em segundo, com 33%, e em terceiro, com 25%, os worms, programas capazes de se propagar automaticamente, enviando cópias de si mesmo de computador para computador.
No ano passado, o total de notificações somou 68 mil, número 10% menor do que o registrado em 2004 (75.722).

Segundo o Cert.br, a queda se deve principalmente à diminuição no número de notificações de casos de worms, que caiu 59%.
Entre os scans reportados no último trimestre de 2005, os ataques feitos a servidores remotos à procura de senhas, foram maioria, representando cerca de 45% do total. O crescimento dessas varreduras foi observado ao longo do ano, quando os ataques de força bruta passaram de 6% em 2004 para 37% no ano passado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.