Disposta a disputar espaço no concorrido mercado de tablet PCs, a Research In Motion (RIM), fabricante do BlackBerry, anunciou nesta quinta-feira, 6, que o seu tablet PlayBook terá conexão de internet móvel 4G fornecida pela operadora americana Sprint Nextel. Com lançamento previsto para meados do ano que vem, ainda não há informações sobre quais países receberão o novo equipamento.
Com o acordo com a operadora, o PlayBook torna-se o primeiro tablet do mercado a oferecer conexão 4G e, assim como o BlackBerry, terá a maioria de suas funcionalidades voltada para o mercado corporativo. O tablet, contudo, não terá alguns aplicativos populares do smartphone, já que usa sistema operacional diferente – o software que equipa o PlayBook é desenvolvido pela QNX, adquirida pela RIM no ano passado.
O PlayBook terá tela de sete polegadas, menor que o iPad, da Apple, o tablet PC mais vendido do mercado. O presidente da RIM, Mike Lazardis, declarou que vai lançar, em breve, aparelhos de outros tamanhos, mas sem definir uma data. Por enquanto, acrescenta o executivo, a companhia está "concentrada em mostrar as vantagens competitivas da conexão de internet 4G". Ainda não há informações sobre os preços do PlayBook.
- Mobilidade