Publicidade
Início Serviços Case Cooperativa Piá aumenta faturamento com uso de ferramenta de BI

Cooperativa Piá aumenta faturamento com uso de ferramenta de BI

0
Publicidade

A Cooperativa Piá, da cidade de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, conta com mais de 1.200 colaboradores, divididos em 17 unidades de supermercados e agropecuárias, indústria de laticínios, dois postos de resfriamento de leite e duas fábricas de rações. Para auxiliar na gestão de toda esta estrutura, a cooperativa adotou a ferramenta Business Discovery QlikView, assessorada pela Inteligência de Negócios (IN), que melhorou a performance das aplicações e informações gerenciais. Anteriormente era feita manualmente, motivo pelo qual a consolidação dos dados era muito demorada. Agora todo o processo passou a acontecer em menos de cinco minutos.

O uso do Business Intelligence (BI) na Piá iniciou-se em 2008, mas teve pouca adesão. Em 2013, o projeto foi revitalizado com a solução oferecida pela IN e, desde então, passou a ser utilizado em diversas áreas administrativas da empresa. “A agilidade e assertividade da ferramenta têm feito com que surja interesse e novas adesões à solução por parte dos gestores. Ficamos impressionados com os benefícios e com a rapidez com que as informações são analisadas, cruzadas e disponibilizadas no dashboard. Além disso, a diretoria e os gestores passaram a ter uma confiabilidade maior nos dados coletados e podem tomar decisões com mais agilidade”, conta a controller da Cooperativa Piá, Gisela Schäffer.

Alguns dos benefícios promovidos pelo QlikView envolvem a consolidação de dados como o cumprimento de metas da equipe comercial; dados da produção e as metas comerciais; ruptura; margem contribuição de cada item; qualidade do leite, entre outros.

Com organização das informações, reestruturação de equipes, realinhamento de foco, o faturamento da empresa cresceu nos últimos anos. “A solução implementada pela IN foi muito importante para a melhora da gestão da nossa força de vendas. Acreditamos que isso contribuiu para o aumento do nosso faturamento nos últimos anos”, ressalta Gisela.

Ela ainda afirma que o sistema fornece diversas informações dos últimos quatro anos que facilitam muito o dia a dia e a gestão da cooperativa. Além disso, a transparência e a qualidade nas entregas, atingindo os prazos e custos planejados, fizeram com que o projeto fosse ampliado. “Vamos avaliando as demandas trazidas pelos gestores e aumentando as funcionalidades”, destaca a executiva.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile