Publicidade

    Startup mineira investe em automação para residências e pequenos estabelecimentos

    2
    Publicidade

    Pouco a pouco, o mercado de automação residencial e de empresas está se desenvolvendo no Brasil, mas a penetração ainda se restringe às classes mais altas, muito em função da grande parte dos componentes serem importados, caros e de difícil instalação. A Denox, startup localizada em Belo Horizonte (MG), está trabalhando desde maio de 2013 para oferecer soluções integradas, práticas, úteis e de preço acessível. Com um investimento de aproximadamente R$ 5 milhões, a empresa tem como missão ampliar a experiência de gestão de residências e pequenos estabelecimentos, provendo controle, segurança e conforto em tempo real e a partir de qualquer lugar.

    Segundo o diretor-presidente da Denox, Gustavo Travassos, a startup quer revolucionar a maneira do consumidor se relacionar com a própria casa e o local de trabalho. Por meio da Central Denox, que integra vários serviços, será possível receber no smartphone e por e-mail informações do que acontece em casa ou no trabalho. É um aparelho que pode ser instalado em casa ou no escritório e que permite interagir à distância com o local. “O portal MyDenox gerenciará tudo como controle de entrada e saída de pessoas por meio de biometria, botão de pânico, energia elétrica de aparelhos, controle de iluminação, instruções por voz etc”, comenta Travassos.

    Aproximadamente 12 funcionários trabalham no desenvolvimento dos produtos, que serão produzidos pela Maxtrack. A startup realizou pesquisas com os consumidores para criar produtos acessíveis, e que possam solucionar os problemas que atualmente são resolvidos de maneira mais complicada. “Tudo simples, fácil, sem necessidade de obras e com comunicação sem fio entre os dispositivos”, diz o diretor.

    Controle da jornada de trabalho

    Um dos dispositivos da Central Denox resolve um problema simples apresentado por mais um paradigma da modernidade: a PEC das domésticas. Um dos pontos mais relevantes da nova lei é o controle da jornada de trabalho. “Fazer controles por papel é possível, contudo, pouco prático. Na maior parte do tempo, os donos da casa estão fora, então, procuramos desenvolver uma maneira de ter acesso aos registros de entrada e saída à distância, uma solução de controle facilitada que gera um relatório com horas faltantes e extras”, diz.

    Com a Central Denox, o controle de ponto da empregada doméstica é feito a partir da simples leitura da digital. A Central manda os dados para o servidor, que podem ser consultados pelo portal MyDenox, pela web ou pelo aplicativo para smartphones e tablets com iOS ou Android. O sistema pode enviar ainda notificações por e-mail ou no próprio celular, avisando da entrada e saída de pessoas. E o MyDenox mostra relatórios facilitados, por dia, semana e mês. A solução também poderá ser utilizada em portarias de condomínios, para cadastrar e monitorar a entrada e saída dos prestadores de serviço.

    Diferente do controle de ponto convencional, a Central Denox terá um preço acessível à classe média e todo o sistema é instalado e operado pelo dono da casa ou da empresa, sem necessidade de instalação, obras e configurações complexas. A solução será comercializada no site da empresa a partir de janeiro de 2014.

    Outras aplicações 

    “A Central Denox tem o objetivo de resolver problemas reais do dia a dia. É um aparelho que irá agregar diversos serviços, sem precisar instalar um monte de coisa em casa, quebrar parede, passar fio”, explica Gustavo.

    O dono de uma sorveteria pode ser avisado, por exemplo, se a luz acabar em uma noite quente de verão, em uma hora em que a loja está fechada. A Central Denox gerencia a energia elétrica dos aparelhos e notifica sobre quedas de energia.

    Outra solução é para aqueles que moram sozinhos com algum idoso e não possuem condição de contratar um cuidador. Caso ele precise de ajuda, é só acionar um botão sem fio que faz a Central Denox avisar o dono da casa sobre o pedido de ajuda. O botão sem fio serve também, por exemplo, para ligar ou desligar o ventilador, ou a luz sem precisar levantar da cama.

    Relação entre vizinhos

    A Denox acredita também em uma sociedade mais colaborativa, por isso, investe em uma tecnologia que contribua na relação entre vizinhos. Caso o alarme de casa ou de um estabelecimento dispare e o proprietário não tiver condições de verificar o que aconteceu, ao compartilhar o acesso às informações da Central Denox com os vizinhos, eles podem verificar se está tudo bem e desativar o alarme à distancia.

    “Uma comunidade que compartilha informações cria uma rede de confiança, em que seus membros falam entre si e podem contribuir para uma sociedade melhor e mais segura. Por meio da Central Denox, você pode dar acesso ao seu vizinho para monitorar um local e ajudar a se precaver. Isso torna o bairro mais seguro”, diz Gustavo.

    2 COMENTÁRIOS

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

    Sair da versão mobile