Publicidade
Início Serviços Case Coopercarga aperfeiçoa logística e gestão de cargas

Coopercarga aperfeiçoa logística e gestão de cargas

0
Publicidade

Um dos principais grupos do setor de transportes e operadores logísticos do Brasil, a Coopercarga oferece um amplo leque de serviços em armazenagem, distribuição em centros urbanos e transporte rodoviário de cargas. São mais de 60 unidades entre filiais e pontos de apoio no Brasil e Mercosul, mais de 3,5 mil postos de trabalho e uma frota de quase 2 mil caminhões.

Para estabelecer uma plataforma de gestão completa e estratégica, capaz de controlar com eficiência toda sua estrutura, a empresa optou pela solução Benner Logística e Supply Chain, com ênfase para a gestão de transportes (TMS) e para o controle de seus armazéns (WMS). Ambos estão sob a base do ERP Benner, responsável pela integração das diversas áreas de gestão da empresa. O projeto permitiu um salto tecnológico e de qualidade ao integrar os sistemas e processos de negócio da cooperativa, permitindo ampliar a performance de análise e tomada de decisão, além de reduzir drasticamente o retrabalho e as intervenções manuais.

Segundo Denny Mews, gerente de TI, a Coopercarga decidiu substituir o antigo sistema, que consistia em uma solução de ERP de mercado adaptada, visando atender as suas demandas através de uma base operacional com maior expertise no segmento de transporte, com foco no atendimento dos processos específicos de sua atividade.

“Nosso crescimento dos últimos anos fez com que a solução usada não suportasse mais a quantidade de informações e documentos gerados, e cuja tendência era de um aumento constante. Neste contexto, a escolha pela Benner foi muito adequada. Temos hoje a certeza de poder contar com uma tecnologia e avançada e, o que é mais importante, aderente às nossas necessidades e especificidades, trazendo segurança e tranquilidade na administração dos negócios”, ressalta.

O projeto de adoção da solução Benner Logística & Supply Chain na Coopercarga foi desenvolvido em dois anos e dividido em etapas. Em um primeiro passo a Coopercarga passou a contar com a ferramenta Benner RH, estabelecendo uma estrutura de recursos humanos com base em processos eficientes. Com isso, informações e indicadores estratégicos passaram a ser disponibilizados com rapidez, auxiliando o processo decisório e apoiando o desenvolvimento de equipes de alto desempenho. Em seguida, iniciou-se a implementação do WMS Benner, solução responsável por gerir os três armazéns da Coopercarga e integrar o gerenciamento físico e fiscal. A última etapa contemplou uma parte essencial do projeto: a migração das informações do sistema de gestão corporativa, que viabilizou a centralização de todas as informações. A partir daí, a Coopercarga passou a utilizar 100% o ERP Benner consolidando os processos com foco na maximização do desempenho das áreas administrativa, comercial, financeira, entre outras; e a controlar todo o processo operacional relacionado às frotas, através da solução TMS Benner, que administra procedimentos como coletas, transferências, entregas e viagens, além de gerir as mercadorias transportadas e o faturamento dos serviços realizados.

A integração da nova estrutura de TI adotada pela Coopercarga trouxe benefícios diretos à camada gerencial da empresa. Entre eles, a possibilidade de contar com informações confiáveis e de qualidade, já que o sistema rejeita qualquer referência inadequada e não alinhada à política de autorizações. “Hoje é possível criar com facilidade relatórios inteligentes, realizar consultas em tempo real, obter visões e extrair dados diretamente. É um grande leque de possibilidades que se abre, aprimorando a gestão e permitindo melhor acompanhamento do negócio”, afirma Diego Fiametti, gerente da unidade de Canoas da Coopercarga.

Outro aspecto importante foi o ganho de produtividade em diversos processos. Na área fiscal, por exemplo, houve uma simplificação da emissão de obrigações como o CT-e – Conhecimento de Transporte Eletrônico, documento fiscal referente ao transporte de carga. “Antes da solução Benner levávamos em média de 15 a 20 minutos para emitir um simples CT-e. Hoje, isso é feito em menos de 8 minutos”, ressalta Fiametti.

Aos cooperados, o projeto também trouxe benefícios através da disponibilização de um Portal com informações tratadas pelos sistemas Benner e atualizadas em tempo real.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile