Pagamento por aproximação já representa 20% das transações Visa no Brasil

0
16

A modalidade de pagamento por aproximação tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos, tanto com cartões como com celulares habilitados. O grande impulsionador da adesão dos consumidores vem sendo o trabalho intenso da indústria junto aos bancos e credenciadores para emissão de credenciais e maior aceitação da tecnologia NFC, que oferece comodidade, agilidade e segurança.

O 'Mapa dos Pagamentos por Aproximação do Brasil', gerado pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da Visa, indica que esse meio de pagamento representou 20% do total de transações realizadas presencialmente com credenciais Visa no país em setembro de 2021.

No período avaliado, o uso do pagamento por aproximação esteve acima da média nacional em transações no Distrito Federal (37%), seguido pelos estados do Amapá (33%), Santa Catarina (27%), Roraima (25%), Mato Grosso (24%), Paraná (24%), Rio Grande do Norte (23%), Rio Grande do Sul (22%) e São Paulo (22%).

Em setembro, as transações por aproximação com credenciais Visa registraram um ticket médio de R$ 62. Alguns estados como Maranhão e Pará, além do Distrito Federal, se destacaram com consumos ainda superiores, atingindo a média de consumo de R$ 72.

Os brasileiros já se conscientizaram dos benefícios dessa inovação e a experiência de uso prática e segura. Projetos pensados para melhorias na mobilidade urbana, como a aceitação do pagamento por aproximação no transporte público, por exemplo, ajudaram a popularizar a modalidade por todo o Brasil. Nesse sentido, a Visa foi pioneira na implementação da solução VSAM (Visa Secure Access Module) para aceitação deste meio para pagar com credenciais de pagamento emitidos por bancos e fintechs no MetrôRio e expandiu para outros modais.

Hoje, a empresa já implementou o VSAM nas cabines de pagamentos de pedágios no Rio de Janeiro, na Linha Amarela, da concessionária LAMSA, no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), administrado pela Ecovias, e no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, operado pela Ecopistas, ambos da Ecorodovias em São Paulo. A tecnologia tem ganhado cada vez mais adeptos. Entre julho e setembro de 2021, a Visa registrou um crescimento de quase 60% no número de transações Visa nesses pedágios.

Deixe seu comentário