Pagamento por aproximação já representa 20% das transações Visa no Brasil

0

A modalidade de pagamento por aproximação tem apresentado crescimento expressivo nos últimos anos, tanto com cartões como com celulares habilitados. O grande impulsionador da adesão dos consumidores vem sendo o trabalho intenso da indústria junto aos bancos e credenciadores para emissão de credenciais e maior aceitação da tecnologia NFC, que oferece comodidade, agilidade e segurança.

O 'Mapa dos Pagamentos por Aproximação do Brasil', gerado pela Visa Consulting & Analytics (VCA), consultoria da Visa, indica que esse meio de pagamento representou 20% do total de transações realizadas presencialmente com credenciais Visa no país em setembro de 2021.

No período avaliado, o uso do pagamento por aproximação esteve acima da média nacional em transações no Distrito Federal (37%), seguido pelos estados do Amapá (33%), Santa Catarina (27%), Roraima (25%), Mato Grosso (24%), Paraná (24%), Rio Grande do Norte (23%), Rio Grande do Sul (22%) e São Paulo (22%).

Em setembro, as transações por aproximação com credenciais Visa registraram um ticket médio de R$ 62. Alguns estados como Maranhão e Pará, além do Distrito Federal, se destacaram com consumos ainda superiores, atingindo a média de consumo de R$ 72.

Os brasileiros já se conscientizaram dos benefícios dessa inovação e a experiência de uso prática e segura. Projetos pensados para melhorias na mobilidade urbana, como a aceitação do pagamento por aproximação no transporte público, por exemplo, ajudaram a popularizar a modalidade por todo o Brasil. Nesse sentido, a Visa foi pioneira na implementação da solução VSAM (Visa Secure Access Module) para aceitação deste meio para pagar com credenciais de pagamento emitidos por bancos e fintechs no MetrôRio e expandiu para outros modais.

Hoje, a empresa já implementou o VSAM nas cabines de pagamentos de pedágios no Rio de Janeiro, na Linha Amarela, da concessionária LAMSA, no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), administrado pela Ecovias, e no Corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, operado pela Ecopistas, ambos da Ecorodovias em São Paulo. A tecnologia tem ganhado cada vez mais adeptos. Entre julho e setembro de 2021, a Visa registrou um crescimento de quase 60% no número de transações Visa nesses pedágios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.