Para 75% das organizações americanas, garantir a atenção e o tempo de destinatários de e-mail marketing é, atualmente, o maior desafio ao sucesso da ferramenta, em razão da concorrência com as mídias sociais. O dado faz parte de um estudo realizado pela Econsultancy com 469 americanos especialistas em e-mail marketing, incluindo 239 empresas.
De acordo com a pesquisa, os outros desafios para o sucesso efetivo do e-mail marketing incluem o abandono dos jovens no uso do e-mail como principal canal de comunicação (69%), conseguir orçamento e a merecida atenção (65%), e integrar o e-mail com outros meios de marketing (61%). Apesar dos desafios, 60% das agências afirmam que está crescendo o uso do e-mail marketing por seus clientes.
Ainda conforme o relatório, 69% dos empresários incluem ícones de compartilhamento sociais nos e-mails, enquanto 13% têm planos de fazer o mesmo. Para se ter uma ideia, um estudo realizado no mês passado pela GetResponse, para o qual foram analisados mais de 2 bilhões de e-mails enviados por clientes, revela que os e-mails que incluíam botões de compartilhamento para mídias sociais obtiveram uma taxa de cliques 115% maior do que naqueles que não continham os links.
A pesquisa da Econsultancy constatou também que a maioria das empresas está criando conteúdo exclusivo para e-mails e mídias sociais, embora menos de um quarto delas tenham incentivos em canais sociais para subscrever seus programas de e-mail.