Twitter e Facebook viciam mais do que cigarro e álcool, diz estudo

    0

    Estudo liderado pelo pesquisador Wilhelm Hofmann, da Universidade de Chicago, e publicado na revista Psychological Science, revela que mídias sociais, como Twitter e Facebook, podem ser mais viciantes do que o álcool, o tabaco e a cafeína. Também podem ser mais difíceis de resistir do que impulsos para compras, para esportes ou mesmo para sexo.

    A pesquisa colheu 10,5 mil respostas e 7,8 mil relatos de episódios de "desejo" de 250 homens e mulheres alemães entre 18 e 85 anos, ao longo de uma semana em que se abstiveram de acessar qualquer rede social.

    Nesse período, eles usaram Blackberries para responder, em interfalos definidos, se sentiram necessidade forte de usar a rede ou outro desejo, o quão forte era esse desejo e se sucumbiram a ele, entre outras questões.

    Os pesquisadores constataram que a força de vontade para resistir ao desejo de usar mídias sociais se torna menor à medida que o dia passa, com registros de sentimentos crescentes de stress, fadiga e necessidade de liberação e relaxamento.

    De outra parte, comparativamente as pessoas conseguiram resistir bem aos outros impulsos que, em geral, são percebidos como difíceis de controlar. Uma explicação de Hofmann é que o acesso à mídia é altamente disponível e, na percepção do usuário, o seu envolvimento "não custa muito", embora "roube" o tempo das pessoas.

    Já o fumo e a bebida e outros comportamentos implicam custo – tanto de tempo quanto monetário –, sem contar a percepção de que o comportamento pode não ser o mais adequado.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.