Como o CDO pode trazer um olhar estratégico para sua empresa?

0

Apesar do pouco tempo de participação no mercado (cerca de 10 anos desde que o conceito começou a ser trabalhado), o Chief Data Officer, ou apenas CDO, tem se mostrado fundamental para as companhias que desejam aplicar medidas práticas e consequentes da Transformação Digital, sendo indispensável em termos de gestão tecnológica.

Dessa forma, colocando os dados em pauta e a urgência cada vez maior de se consolidar as informações de usuários e clientes, fica praticamente indispensável a estruturação de departamentos dedicados à gestão de dados. O processo é complexo e busca simplificar a análise e cruzamento do material armazenado, concedendo o devido valor ao que é relevante à empresa.

Afinal, a presença do CDO oferece a possibilidade de se aprimorar o sistema de alcance operacional interno, acompanhando as exigências dinamizadas por um público consumidor consciente do que busca no mercado. Nesse artigo, destaco a importância do cargo atualmente. Acompanhe!

Flexibilidade e inovação: o que faz o CDO?

Todo tipo de empresa possui informações. Geralmente, uma grande quantidade de dados que carecem de um cuidado estratégico. Para se ter uma ideia, até o ano de 2022, um levantamento realizado pelo Gartner aponta que 90% das estratégias empresariais citarão os dados como um agente crítico para a corporação, e as análises como "competência essencial". O papel do CDO vem alinhado a esse discurso e entra justamente nesse cenário, para construir um planejamento a fim de extrair todo o potencial que esse conteúdo à disposição pode oferecer.

A partir do momento que se direciona às atenções ao setor, encontra-se uma vasta lista de possibilidades. Entre elas, destaca-se a análise assertiva do perfil de consumidor ideal para a sua marca, a equiparação técnica de concorrentes, o uso de previsões financeiras e a simplificação de procedimentos internos. Essas são algumas das contribuições que podemos antever com a chegada desse profissional.

Não por acaso, no âmbito competitivo, a função tem sido disputada no mercado de trabalho com certo fervor. Contar com uma equipe liderada por um CDO, com profissionais de áreas diversas, mas que contemplem vertentes variadas do espaço tecnológico, é a chave para permanecer em sintonia com o que se espera das empresas em 2020.

Influência prática na implementação tecnológica

Além do que se imagina, o braço tecnológico do CDO passa por quase todos os setores internos de uma organização, desde o departamento de marketing até a política de cultura organizacional. Isso acontece pela finalidade de se otimizar o desempenho produtivo e de organização. A Transformação Digital tem efeitos diretos nesses componentes, e cabe ao CDO servir de fio condutor para que tudo ocorra de forma eficiente e em seu tempo natural de adaptação.

A procura por esse profissional denota uma preocupação recorrente com experiências personalizadas. Por conta do olhar estratégico que esse cargo atribui às atividades corporativas, empresas como Google e Facebook, por exemplo, utilizam do conhecimento do CDO para mapear o comportamento de seus usuários e impulsionar seus faturamentos. Não é necessário ser uma companhia gigantesca para usufruir dos benefícios práticos que o profissional proporciona.

Conscientizar-se é preciso

Os CDOs chegaram para trazer uma visão disruptiva a essa transição ao digital. No entanto, de nada irá adiantar se a mudança de mentalidade não for geral e concisa internamente. A tecnologia modifica a forma de trabalho dos colaboradores e a atuação dos profissionais de frentes distintas, e para que possa surtir o efeito desejado, necessita do respaldo concreto dos executivos responsáveis por sua implementação.

Sua empresa está preparada para aproveitar as grandes oportunidades proporcionadas pela Transformação Digital?

Leonardo Farah, COO Data LATAM da Keyrus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.