A Prefeitura de São Paulo, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP), está implementando um novo modelo de gestão de infrações de trânsito com a adoção do sistema Radar, desenvolvido pelo Serpro.
Antônio Tadeu Oliveira, superintendente de Gestão da Autoridade de Trânsito da CET-SP, empresa de engenharia de tráfego da prefeitura, a implantação do Radar trará vantagens significativas para o poder público e para os cidadãos. "Tudo isso está sendo produzido para facilitar a vida do usuário do sistema viário, do motorista e do proprietário do veículo. Com o Radar, o pagamento das autuações será simplificado, assim como a transferência de veículos e a emissão de relatórios de gestão. O sistema também permitirá a digitalização de processos, reduzindo custos operacionais e tempo de resposta", destacou.
Ainda segundo Oliveira, o sistema possibilitará que os agentes de trânsito utilizem um aplicativo para registros eletrônicos de autuações e remoções de veículos, integrando todas as informações em tempo real. "Isso significa mais controle, rastreabilidade e transparência para toda a gestão do trânsito na cidade", explicou.
Parceria estratégica entre CET e Serpro
O superintendente de Negócios com Clientes Finalísticos do Serpro, Brenno Sampaio, enfatizou o orgulho da empresa em ter a CET como usuária do Radar. "Estamos falando do maior autuador municipal do Brasil, um projeto de grande envergadura. O Serpro está totalmente preparado para suportar essa operação, oferecendo infraestrutura tecnológica robusta e segurança para garantir a fluidez do processo", afirmou.
"O Radar permitirá um processamento mais rápido e assertivo das infrações, com otimizações também no pagamento e na baixa das infrações. Isso significa menos burocracia e mais comodidade para o cidadão", acrescentou Sampaio.
O diretor administrativo-financeiro da CET-SP, Rafael Rodrigues de Oliveira, avaliou que o Radar trará inovação tecnológica com ganho de eficiência e economicidade. "Além de ter uma ferramenta que vai possibilitar uma melhor gestão com relação aos indicadores que precisamos para tomar decisões estratégicas, trará também benefícios para a população, que terá toda a visão do processo de autuação, incluindo recurso de multas", analisou Rafael.
O cronograma de implantação do Radar está dividido em duas etapas principais. A primeira, prevista para meados de março, consiste na introdução do talonário eletrônico, que permitirá aos agentes de fiscalização o registro digital de infrações e boletins de acidentes de trânsito.
Em seguida, até julho, o sistema será plenamente implantado, abrangendo todo o processo de gestão de infrações, desde a autuação até o processamento de pagamentos e penalidades.
O Radar provê uma solução centralizada, integrada e informatizada para a gestão dos processos administrativos decorrentes de infrações de trânsito. O objetivo é concentrar todas as infrações das operadoras de radar e dos agentes em uma única solução, unificando a interface de acesso dos órgãos autuadores e fazendo a impressão das infrações por meio eletrônico.
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