Corporações que bloqueiam mídia social serão minoria em 2014, diz Gartner

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    Por volta de 2014, as corporações que bloqueiam o acesso dos seus funcionários a mídias sociais externas serão menos de 30% do total, em comparação com 50% em 2010. A previsão é do Gartner, que estima em 10% ao ano a taxa de redução do número de companhias que restringem o acesso interno a essas redes. De acordo com o instituto de pesquisa, mesmo nas organizações com políticas severas, o bloqueio tende a não ser total no futuro.

    "Alguns departamentos e processos, tais como marketing, requerem acesso a mídias sociais externas, e os funcionários podem contornar os bloqueios usando dispositivos pessoais, como smartphones", diz Andrew Walls, vice-presidente de pesquisa do Gartner. Segundo Walls, as organizações precisam agora voltar sua atenção para os impactos das mídias sociais no gerenciamento de identidade e acesso (IAM).

    Os analistas do Gartner salientam que os ambientes de mídias sociais incluem mecanismos para coletar, processar, compartilhar e armazenar uma gama maior de dados de identidade do que os sistemas corporativos IAM. Tais ambientes, segundo eles, permitem uma visão de identidade que se estende para além dos limites das organizações.

    Esses aspectos podem representar tanto uma ameaça quanto uma oportunidade para os gestores de IAM, na avaliação dos especialistas. De um lado, os dados de identidade e plataformas de mídia social podem expor as organizações e usuários a uma grande variedade de ameaças de segurança. Mas por outro lado, tais dados podem ser usados para melhorar o suporte às práticas de IAM das corporações.

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