Venda de tablets Android no mundo duplica e sistema destrona iOS em 2013

0

As vendas de tablets no mundo alcançaram 195,4 milhões de unidades em 2013, um crescimento de 67,97% em relação a 2012, de acordo com levantamento do Gartner divulgado nesta quinta-feira, 6. Grande parte desse aumento é creditada a aparelhos low-end equipados com o sistema operacional Android, o que acabou levando a plataforma do Google a tomar a liderança da Apple no mercado global no ano passado.

Em 2012, o iPad foi responsável por 52,8% das vendas de tablets no mundo, enquanto o Android ficou com 45,8%. O jogo mudou e no ano passado o sistema do Google mais do que dobrou (crescimento de 126,77%) e ficou com 61,9% do mercado, ou 120,961 milhões de dispositivos vendidos. O iOS (incluindo a versão de sete polegadas, o iPad mini) vendeu 14,54% mais do que em 2012, totalizando 70,4 milhões, mas acabou o período com 36% do mercado.

O desempenho do Android foi direcionado especialmente pelas vendas em mercados emergentes com produtos low-end. De acordo com o Gartner, esses mercados mostraram crescimento de 145% nas vendas em 2013, enquanto os mercados maduros cresceram 31%. Por outro lado, o iPad ainda é forte entre os produtos high-end e a versão mini do aparelho tem visto mais participação, ainda segundo a empresa.

O único outro player relevante do mercado foi o Windows, que cresceu 246,84% e fechou o ano passado com 2,1% de market share, um total de 4,031 milhões de tablets vendidos. O Gartner considera que, para crescer no setor, a Microsoft precisa melhorar a proposta de ecossistema para consumidores e desenvolvedores.

Fornecedores

Considerando apenas os fabricantes, e não mais os sistemas operacionais, a Apple continua líder com 36% do mercado, embora tenha perdido 16,8 pontos percentuais em comparação com 2012. A Samsung cresceu 335,88% e totalizou 37,412 milhões de unidades vendidas, fechando o ano com 19,1% de participação. Outra empresa que cresceu para quase triplicar (198,39%) as vendas foi a Lenovo, que fechou o ano com 6,526 milhões de tablets vendidos.

Entretanto, a Asus é a terceira em volume de vendas, com 11,039 milhões de dispositivos (aumento de 76,28% e participação de 5,6%), seguida de Amazon (9,402 milhões, participação de 4,8%) e, enfim, a Lenovo. Ressalta-se, porém, que a venda de outras marcas menores, juntas, totalizou 60,656 milhões em 2013, aumento de 101,23%. Isso significa que, com 31% de participação, esse grupo de pequenos fornecedores de tablets só perde para a Apple.

Ultramóvel

A companhia de pesquisa considera que os tablets são parte da categoria "ultramóvel", que inclui aparelhos em forma de concha (dobráveis, com duas telas separadas) e híbridos com smartphones ou computadores. Naturalmente, o tablet no modelo tradicional é o mais comum, sendo responsável por 90% de todas as vendas desse segmento. Considerando tudo, o total de vendas em 2013 foi de 216 milhões de unidades. Os dispositivos dobráveis ficaram com 8% e os híbridos com 2% de participação.

O Gartner prevê que os consumidores começarão a migrar para os híbridos em 2014, "satisfazendo usuários que não querem lidar com múltiplos dispositivos ou que querem ficar atualizados com a última tendência da computação".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.