Intel Security apresenta tecnologia para proteger redes de energia elétrica de ataques cibernéticos

0

A Intel Security anuncia uma plataforma tecnológica capaz de assegurar antigos e novos recursos dentro da rede de energia elétrica. A nova solução Intel Security Critical Infrastructure Protection (CIP) foi desenvolvida em colaboração com o Departamento de Energia do Estado do Texas (EUA), o qual financiou o projeto de smart grid "Discovery Across Texas" implementado pela Texas Tech University, e tendo a coparticipação no projeto da Intel Security e da Wind River (empresa do Grupo Intel) para segurança da rede de energia.

A solução Intel Security CIP trabalha separando as funções da plataforma de gerenciamento de segurança dos aplicativos operacionais, permitindo que a camada operacional seja fortemente protegida, monitorada e administrada. Embora a solução seja sofisticada e extensa trata-se de tecnologia de segurança fácil de usar, que tem bom custo-benefício e pode operar tanto nas novas infraestruturas como nas infraestruturas legadas. Pode ser aplicada com pouca ou nenhuma alteração para os processos de negócios ou software de aplicação, e pode também ser adaptada a muitos sistemas já existentes.

Proteger a segurança da rede de energia, o que é fundamental para a capacidade de operação de uma nação, tem sido uma prioridade da Intel Security. Em 2011 e 2010, a empresa patrocinou dois estudos globais sobre a segurança das redes de infraestruturas críticas com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS), o laboratório de ideias (think tank) classificado como número um nos EUA para a defesa e segurança nacional pelo Instituto Lauder da Universidade de Pensilvânia. O estudo mais recente, denominado "No escuro: empresas de serviços essenciais enfrentam ataques cibernéticos", constatou que dos 200 executivos entrevistados globalmente, 32% não tinham adotado medidas especiais de segurança para controles de smart grid. No entanto, 33% antecipam um incidente grave de segurança da informação no prazo de 12 meses. Resumindo, o relatório concluiu que o setor de energia não foi adequadamente preparado para ataques cibernéticos.

"O risco de ciberataques em infraestrutura crítica já não é teórico, mas a construção de segurança na rede de energia é um desafio devido a quantidade de infraestrutura legada e a importância da disponibilidade do serviço", diz Lorie Wigle, vice-presidente de soluções de segurança para a Internet das Coisas da Intel Security. "Medidas de segurança tradicionais, como aplicação de patches (correções) e reinicialização são muitas vezes inadequadas para a rede de energia, então nós começamos a projetar algo completamente diferente, que poderia ser não-invasivo, mas simultaneamente potente."

"Entre dezembro de 2013 e janeiro de 2015, a solução Intel Security CIP foi testada em campo na Texas Tech University, de acordo com as normas exigidas no padrão NIST e resistiu aos testes de invasão, bem como protegeu os aplicativos sincrofasores durante simulação da vulnerabilidade Heartbleed e ataques Havex", informa Milton Holloway, presidente & COO do Centro para a Comercialização de Tecnologias Elétricas. "Este projeto foi um excelente exemplo de uma parceria público-privada que foi bem-sucedida na medida em que produziu tecnologias que estão prontas para o mercado."

A Intel Security CIP proporciona uma plataforma segura de gestão que inclui blocos de construção de proteção fundamentais, como a identidade do dispositivo, proteção contra malware, segurança de dados e resiliência – todos adaptados a ambientes atuais de máquina a máquina. A solução também é uma promessa para além da rede de energia, pois possibilita ser igualmente eficaz para os departamentos de defesa, indústria de petróleo e gás e aplicativos médicos, entre outras adoções.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.