Publicidade
Início Blogueria A Segunda Economia e os desafios para uma segurança eficaz

A Segunda Economia e os desafios para uma segurança eficaz

0
Publicidade

A economia convencional, constituída por notas e moedas, transformou-se totalmente e hoje depende de sistemas digitais distribuídos, que formam a “Segunda Economia”.  Esta nova realidade engloba diversos sistemas vulneráveis e atrai a atenção de cibercriminosos que buscam o máximo de oportunidades para aplicar golpes, cometer roubos e destruir reputações.

Recentemente, os executivos da Intel Security, Steve Grobman e Allison Cerra, lançaram um livro chamado Segunda Economia, que identifica os principais obstáculos da segurança da informação no atual cenário econômico e aponta como a comunidade da segurança pode se unir e compartilhar forças para superá-los. Entre os principais desafios destacados pelos autores estão o acúmulo de informações, a expansão da tecnologia e o ritmo acelerado das mudanças.

Ao centralizar as informações e restringir o acesso à inteligência sobre ameaças a indústria da segurança torna mais fácil para os cibercriminosos superarem as defesas e obterem sucesso nos ataques. O compartilhamento de informações de segurança entre entidades e indústrias certamente aumentaria a eficácia das soluções e a velocidade no combate ao cibercrime, expandiria o acesso aos dados para enriquecer análises e processos, gerando benefícios para todos.

A expansão da tecnologia também é um desafio para a segurança. Atualmente é impossível definir um perímetro para estabelecer a segurança. Os produtos individuais e a proteção em camadas ainda são valorizados, mas o que já funcionou muito bem para conter as ameaças como antivírus e firewalls não são mais eficazes sozinhos no cenário da Segunda Economia e seus sistemas digitais distribuídos.

E por fim, o acelerado ritmo de mudança em conceitos, soluções, tecnologias e requisitos de negócios inevitavelmente resultam em vulnerabilidades que são difíceis de detectar e corrigir. O cibercrime evolui rapidamente e os defensores correm contra o tempo para mitigar as novas ameaças. A mudança na tecnologia é muito rápida e introduz novas ideias e ferramentas de segurança de maneira muito mais veloz do que a maioria das empresas pode adotá-las.

Ganhar a liderança na segurança da informação significa rejeitar os paradigmas de defesa convencionais em favor de um novo pensamento radical. A proposta para atualizar a estrutura de segurança de forma eficaz e menos onerosa é apostar na integração, orquestração e automação de atividades. Além disso, priorizar a segurança e atuar de forma proativa e não mais reativa.

Na tecnologia, um bom começo é a adoção de plataformas que permitam a integração entre contramedidas e com baixo esforço humano, resultando em um ecossistema mais alinhado. Já no nível estratégico é preciso mudar a postura defensiva e reativa de hoje para um novo paradigma de defensor, que é adaptativo e agressivo.

Podemos vencer esta guerra contra os inúmeros inimigos, mas para isso, temos que priorizar a segurança em vez de subestimá-la e deixar de acumular informações para unir forças e trabalhar de forma colaborativa.

Márcio Kanamaru, diretor geral da Intel Security no Brasil.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile