Jogos online: conheça os riscos que ameaçam os gamers no mundo virtual

0

O mundo dos jogos cresce ano após ano, atraindo pessoas de todos os perfis. Segundo a Pesquisa Game Brasil, realizada em parceria entre a Sioux, Blend New Research e ESPM, o público feminino passou de 52,6% em 2016 para 53,6% em 2017, enquanto o masculino foi de 47,4% para 46,4%. Deles, 58,9% declararam jogar online.

Com números expressivos, o setor também se apresenta como um potencial alvo para os criminosos virtuais, que usam seus conhecimentos, aliados à ingenuidade de alguns jogadores e da falta de proteção na rede utilizada, para conseguirem algum tipo de lucro financeiro ou causar problemas físico ou psicológicos em quem está à procura de diversão.

Além do roubo de contas para a venda no mercado negro, existem os danos psicológicos. Tudo porque há o risco de os gamers perderem uma conta que levaram horas para a construção do perfil e do personagem. Há ainda o perigo maior, como o recrutamento para desafios que podem prejudicar o desenvolvimento dos jovens.

Interação com desconhecidos

E no caso dos mais novos, algumas pessoas mal intencionadas utilizam do seu conhecimento e simpatia para recrutá-los para jogos físicos desafiadores, como foi o caso da Baleia Azul. Nele o participante deveria cumprir tarefas que atentavam contra sua vida, tendo família e amigos ameaçados no caso da não realização do que lhes foi solicitado.

Muitos adolescentes foram enredados nos desafios e, por medo das consequências, foram até o final, encerrando suas vidas de maneira precoce. Esse tipo de ação só ocorreu em virtude da interação dos jogadores com pessoas desconhecidas, por meio de jogos e redes sociais, indicando que é preciso que os pais estejam atentos em qualquer mudança de comportamento de seus filhos.

Roubo de contas e de informações

Diversos jogadores fazem o uso de Virtual Private Netword (VPN), que permite que o usuário simule sua localização de acesso em outro país ou região. O maior problema dessa prática é que a grande maioria dos VPNs gratuitos – e alguns dos pagos – não é segura, abrindo brechas de segurança para que criminosos virtuais acessem dispositivos como videogames, computadores ou celulares, além de roubar informações pessoais e a conta do jogo.

Outra forma que os hackers utilizam para roubar essas contas é por meio do acesso via redes Wi-Fi públicas, que são desprotegidas e fornecem diversos riscos à segurança do dispositivo conectado e seu usuário, havendo o risco de vazamento de informações, o que pode ocasionar em um baque emocional.

Como se proteger

Além de manter os sistemas operacionais atualizados e utilizar senhas seguras com diversas camadas de proteção (quando disponível), os usuários precisam se conscientizar e atuar com softwares de varredura e monitoramento, além de adotar pontos de acesso seguros para se conectar à rede.

A internet, a tecnologia e os jogos podem – e devem – ser utilizados como forma de lazer para os usuários, e não colocá-los em risco. Para tal, é essencial que ocorra o constante aperfeiçoamento das boas práticas de navegação por meio da leitura das cartilhas didáticas disponibilizadas pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, no site: www.cert.br. O material é uma maneira eficaz de auxiliar a sociedade na construção de um ambiente digital mais seguro contra as armadilhas dos criminosos.

Bruno Prado, CEO da UPX Technologies.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.