Publicidade
Início Blogueria A participação da mulher no mercado de TI

A participação da mulher no mercado de TI

1
Publicidade

Estudo divulgado em 2019 pela Softex, com apoio da Secretaria de Empreendedorismo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), mostra que houve queda na participação das mulheres no setor de TI no Brasil: 24% para 20% entre 2007 e 2017. Segundo ainda a pesquisa, o número de mulheres trabalhando na área quase dobrou na área nesse período, quando subiu de 21.253 para 40.492. Entretanto, a quantidade de homens no segmento cresceu 144%, de 67.106 para 163.685, o que explica a redução da participação feminina em TI.

De acordo com esses dados e a questão da diversidade sendo cada vez mais atrelada à lucratividade das empresas, como incentivar a participação feminina no mercado de TI?

No começo do século 20, mesmo com a inserção da mulher no mercado de trabalho formal, algumas áreas sempre foram consideradas mais masculinas, e outras mais femininas. Quando surgiu, a computação era pensada como algoritmo — um tema mais voltado para a matemática, área que sempre foi considerada mais masculina. Hoje, a computação é muito mais tecnologia, muito mais transformação digital. Apesar de ainda ser uma área dominada pelos homens, mais e mais mulheres se interessam por carreiras em TI.

Na minha opinião, a maior dificuldade para a mulher no mercado de TI é a necessidade imediata de provar sua competência, diferentemente do homem, que já chega com essa credencial. Contudo, não podemos perder a vontade de conquistar nosso espaço. A mulher que é segura e decidida, que sabe o que quer, conseguirá ultrapassar qualquer barreira para conseguir atingir seus objetivos, independentemente do mercado ou segmento.

As dificuldades estão em toda parte. É preciso, sim, capacitar-se, manter o respeito e conquistar a confiança. O reconhecimento vem com o trabalho. Em comparação ao início do século, hoje temos muito mais condições de ingressar nas áreas de nosso interesse. Muito mais do que encontrar barreiras, é necessário encontrar dentro de nós (e entre nós) forças para superá-las. A presença das mulheres no mercado de tecnologia é um caminho sem volta. Estamos numa transformação avassaladora, que abrirá muitas oportunidades e despertará o interesse de excelentes profissionais.

Em mais de 20 anos de experiência na área de TI, posso dizer que é um mercado muito promissor. É fantástico conviver nesse mundo de tecnologia e saber como processos são criados e transformados dentro de um software.

Seja curiosa e nunca deixe de buscar seu próprio caminho.

Paula Lopes, diretora da regional Sul da Service IT.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile