Vendas de smartphones crescem 55% no Brasil em 2014

0
1

O mercado brasileiro de smartphones cresceu 55% em 2014, quando vendeu 54,5 milhões de aparelhos, segundo levantamento da IDC Brasil divulgado nesta segunda-feira, 6. Isso equivale a um ritmo de compras de 104 dispositivos por minuto durante o ano – na análise da entidade, o desempenho poderia até ter sido melhor, não fossem fatores como a Copa do Mundo e as eleições, embora cite também a alta do dólar, que só realmente mostrou variação significativa em 2015.

Somente no quarto trimestre, o Brasil bateu recorde com a venda de 16,2 milhões de smartphones, aumento de 43% no comparativo anual e de 14% em relação ao terceiro trimestre de 2014.

Para este ano, a previsão para o mercado de smartphones em geral é de crescimento de 16%, "apesar do cenário econômico desfavorável", totalizando assim 63,3 milhões de unidades comercializadas. A expectativa se justificaria por uma "popularização cada vez maior do smartphone, atuação da rede varejista e movimento de lojas conceito". A avaliação também é de que o consumidor brasileiro estaria mais atento à relação custo-benefício dos aparelhos, optando por dispositivos intermediários.

Quarto maior mercado do mundo

Contabilizando também os feature phones, o mercado brasileiro encerrou o ano passado com a venda de 70,3 milhões de aparelhos, aumento de 7% em relação a 2013. O país fica assim atrás apenas de China, Estados Unidos e Índia no ranking de países com maior mercado de celular do mundo.

Deixe seu comentário