A revolução do mobile e as tendências para o futuro

0

A evolução dos dispositivos móveis e a expansão do acesso à internet por meio destes equipamentos, sem sombra de dúvida, estão possibilitando um novo panorama ao e-commerce no Brasil. Seja pela praticidade, agilidade ou até mesmo pela facilidade, os smartphones e tablets têm se tornado ferramentas indispensáveis ao dia a dia dos usuários, que têm nestes dispositivos uma nova percepção no que diz respeito ao consumo.

Tendo tais fatores em mente é indispensável que as empresas observem as possibilidades de negócios existentes e os cenários futuros, já que é certo que as compras on-line realizadas por essa "nova geração" de consumidores vão atingir um novo patamar, no que diz respeito às vendas, uma vez que a adesão aos dispositivos móveis por parte dos brasileiros deve aumentar expressivamente.

Esses números podem ser extremamente significativos. Uma pesquisa realizada recentemente pela e-bit mostrou que o e-commerce brasileiro obteve uma expansão nominal superior a 15% em 2015, quando comparado ao ano anterior, atingindo cerca de R$ 41,3 bilhões de faturamento. De acordo com a mesma pesquisa, o aumento ocorreu principalmente em consequência do crescimento do acesso à internet, que, por sua vez, teve como uma das suas principais causas o aumento das vendas de smartphones.

Há que se notar ainda outro importante elemento referencial: o acesso do cliente nunca foi tão grande. Dados da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) apontam que o número de acessos dos brasileiros em banda larga móvel, considerando a internet via 3G e 4G, fechou janeiro de 2016 em 193 milhões de acessos, com crescimento de 9,5% em relação ao mesmo mês de 2015.

Os usuários móveis são, conforme estudos, quatro vezes mais envolvidos do que aqueles que navegam na web e suas expectativas também são grandes quanto à experiência de uso. Além disso, 67% destes usuários começam engajados em seus dispositivos móveis e permanecem depois.

Pesquisas de conceituados institutos como Gartner já revelam que têm aumentado substancialmente o uso dos dispositivos para comprar, se informar, acessar as mídias sociais, aplicativos etc. A previsão é que as compras efetuadas em dispositivos móveis cheguem a US$ 200 bilhões em 2017, quase três vezes mais o valor registrado em 2013 (US$ 70 bilhões em todo o mundo). Outra perspectiva do mercado é o aumento do número de downloads de aplicativos, que apresentará uma expansão de 185% no mesmo período.

Dentro deste panorama positivo é essencial registrar que o sucesso do negócio pela internet no futuro, tanto para compras on-line quanto para colocar no ar novos aplicativos, vai depender de mudanças de procedimentos como as boas práticas do DevOps, que indicam a integração das equipes de Desenvolvimento e Operações para que todo o ambiente fique otimizado, ágil e, acima de tudo, mantendo a segurança e a qualidade.

Dentro deste panorama positivo é essencial registrar que o sucesso do negócio pela internet no futuro, tanto para compras on-line quanto para colocar no ar novos aplicativos, vai depender de mudanças de procedimentos como as boas práticas do DevOps, que indicam a integração das equipes de Desenvolvimento e Operações para que todo o ambiente fique otimizado, ágil e, acima de tudo, mantendo a segurança e a qualidade.

René Abdon, diretor de Serviços da Dynatrace.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.