Publicidade
Início Newsletter (TI Inside) ZTE estuda abrir processos civil e criminal por sanções comerciais aplicadas pelo...

ZTE estuda abrir processos civil e criminal por sanções comerciais aplicadas pelo governo dos EUA

0
Publicidade

A ZTE disse nesta quarta-feira, 6, que as sanções comerciais que o Departamento de Comércio dos Estados Unidos aplicou à empresa por supostas violações às normas americanas de controle de exportações ao Irã e outros países que estão sob restrições da ONU, podem culminar em ações judiciais contra o governo. “As investigações ainda estão em andamento, mas isso pode nos levar a abrir processos civil e criminal contra o governo, nos termos da legislação americana”, disse a ZTE em um documento arquivado no órgão regulador do comércio exterior dos EUA.

A fabricante chinesa de smartphones e equipamentos de telecomunicações está sendo investigada por suposto contrato com a maior operadora de telefonia iraniana, a TCI, para o envio de software e hardware de empresas americanas como Microsoft, Oracle, Dell e IBM, avaliado em milhões de dólares. As sanções norte-americanas impedem a ZTE de adquirir componentes e software dos EUA, o que, segundo a empresa, afeta suas condições financeiras e coloca em risco seu negócio.

Na terça-feira, 5, a ZTE substituiu três de seus mais altos executivos, incluindo o presidente-executivo, para tentar reconstruir sua reputação depois de sofrer as sanções dos EUA. O CEO, Shi Lirong, que estava no cargo desde 2010, foi substituído por Zhao Xianming, enquanto os vice-presidentes executivos Tian Wenguo e Qiu Weizhao deixaram o cargo.

A companhia também informou que a divulgação dos resultados financeiros de 2015 foi adiada. Ela disse que precisa ajustar a receita que havia projetado para 2015 a partir de alguns contratos, que se estendem para este ano, por causa do impacto das sanções comerciais dos EUA sobre esses contratos. Em janeiro, a ZTE divulgou que seu lucro líquido em 2015 havia subido 22%, para US$ 495 milhões, e a receita, 23%, para cercade US$ 15,5 bilhões.

O governo dos EUA recentemente concordou em suspender as sanções, já que a empresa prometeu cooperar com as investigações das autoridades.

A ZTE, que tem suas ações listadas nas bolsas de valores de Hong Kong e Shenzhen, disse também que a negociação de suas ações, que tinham sido suspensas desde 7 de março devido às sanções norte-americanas, será retomada nesta quinta-feira, 7. Com agências de notícias internacionais.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile