Uso de meios digitais e compras online crescem com o avanço da pandemia, diz estudo

0


Levantamento feito pela Kearney, consultoria global de gestão estratégica, revela que a COVID-19 (novo coronavírus) mudou comportamentos de consumo e, na contramão dos acontecimentos, pode representar oportunidades para empresas inseridas no setor de pagamentos. Segundo a análise, embora o novo vírus esteja gerando impactos significativos na vida das pessoas e nas economias ao redor de todo o mundo, a pandemia afeta diferentes indústrias de maneiras distintas, e para a indústria de pagamentos, não há apenas más notícias.

A Kearney ouviu 750 consumidores nos Estados Unidos sobre como a disseminação do coronavírus teria impactado o seu uso de dinheiro. De acordo com uma pesquisa, 9% deles agora evitam usar cédulas e moedas e 14% afirmaram que estão usando menos dinheiro. Outros 5% dizem que passaram a usar mais o dinheiro, enquanto para 73% dos entrevistados, nada mudou na relação com o dinheiro.

A análise aponta que a tendência de evitar tocar o dinheiro é mais significativa entre as mulheres e pessoas de meia idade, com 36% dos consumidores entre 55 e 64 anos afirmando que utilizam menos dinheiro. Ao invés disso, os consumidores estão migrando, em sua maioria, para os cartões, com uma menor porcentagem aumentando o uso de carteiras digitais.

Compras online

Embora os consumidores estejam fechados em casa na tentativa de achatar a curva de contágio e disseminação da COVID-19, eles não pararam de comprar. No entanto, durante o confinamento, 20% deles afirmam que aumentaram o consumo online, independente de gênero ou faixa etária.

De acordo com a análise da Kearney, 8% revelam estar gastando muito mais online agora do que antes do confinamento. Outros 12% dos entrevistados contam que estão gastando mais, enquanto 8% ampliaram as compras em lojas convencionais. Nada mudou no comportamento de consumo de 72% dos consumidores.

Como as empresas de pagamentos podem ajudar

Na visão da Kearney, o atual cenário representa riscos e oportunidades para as empresas de pagamentos à medida que seus clientes corporativos e os consumidores enfrentam desafios significativos. O levantamento foi feito nos Estados Unidos. Os dados coletados indicam que as empresas de pagamentos, bancos e emissores de cartões podem tomar as seguintes ações para ajudar clientes:

· Liberar taxas para os comerciantes
· Ajudar comerciantes com questões técnicas – muitos estão incentivando o uso de cartões e carteiras digitais, mas têm sofrido com as implicações técnicas envolvidas.
· Ajudar as empresas a migrarem para os negócios online
· Ajudar comerciantes a explorarem novas formas de gerar receita – muitos possuem ativos que agora estão subutilizados. Por exemplo, as academias poderiam locar equipamentos, utilizando serviços de adquirentes para receber valores.

Bancos e emissores também podem contribuir
As instituições financeiras e as empresas emissoras de cartões de crédito também podem adotar medidas para ajudar em momentos como o imposto atualmente pelo COVID-19. Alguns exemplos de ações incluem:

· Oferta de empréstimos específicos para PMEs
· Oferta de opções para redução de gastos e tarifas com serviços contratados, por exemplo.
· Opções para pagamentos parcelados das faturas ou de empréstimos, a juros reduzidos.
· Mudanças nos programas de recompensas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.