Publicidade
Início Notícias Comunicações Facens, Embratel, Claro e Ericsson criam campus conectado com 5G em São...

Facens, Embratel, Claro e Ericsson criam campus conectado com 5G em São Paulo

0
Publicidade

O Centro Universitário Facens, a Ericsson, a Embratel e a Claro, com o apoio do seu hub de inovação – o beOn Claro, anunciam a implantação do maior campus conectado com a tecnologia 5G do Estado de São Paulo, em Sorocaba, sede da instituição de ensino. Batizado de 5G Smart Campus Facens, a iniciativa permitirá que empresas, startups e a academia possam conhecer, testar, prototipar e escalar seus produtos e serviços para diversos segmentos utilizando uma rede 5G dedicada.

O 5G da Claro instalado na Facens pela Ericsson e pela operadora também poderá ser utilizado por alunos do centro universitário para maximização de suas atividades acadêmicas, confirmando-se com um diferencial importante para a instituição de ensino e seus estudantes. Além disso, ter o 5G dentro do campus propiciará novos projetos e pesquisas inovadores desenvolvidos pela Facens, tanto para indústria, quanto para a sociedade. A rede 5G implementada utiliza elementos de uma solução comercial ativados com licença científica cedida pela Anatel.

A proposta do 5G Smart Campus Facens é tornar a mais avançada, segura e inovadora rede 5G acessível para a comunidade acadêmica e empresarial, permitindo que os negócios se remodelem rapidamente para prosperarem em uma nova realidade – a sociedade conectada, a sociedade 5G.

A Embratel, um dos principais fornecedores de serviços de TI e Telecom do Brasil, desenvolverá soluções digitais e atuará na integração de tecnologias para disponibilizar ao mercado corporativo ofertas para segmentos como Indústria 4.0, cidades inteligentes, automotivo, entre outros. Criando um ecossistema no qual novos parceiros, incluindo startups e grandes empresas, também poderão estar embarcados, Embratel, Ericsson e Facens buscarão produzir uma série de casos concretos de uso da tecnologia 5G em diferentes aplicações, em um ambiente de cocriação.

O beOn Claro, hub de inovação da Claro e da Embratel, faz parte da implementação do ecossistema de 5G no Campus Conectado e da cocriação de soluções que serão disponibilizadas em conjunto com a Embratel e demais parceiros. “O beOn busca reunir empresas, startups e academia para criar juntos as inovações que irão conectar negócios e pessoas para um mundo mais divertido e produtivo. Com o projeto 5G Smart Campus Facens, vamos potencializar o uso do 5G em aplicações e modelos de negócios inovadores, fornecendo uma experiência única para as pessoas”, afirma Rodrigo Duclos, diretor de Inovação da Claro e Fundador do beOn Claro.

Entre as aplicações que serão desenvolvidas e testadas no 5G Smart Campus Facens, estão algumas no segmento IoT, como: leitura e monitoramento de sensores, acionamento remoto de dispositivos baseado na informação dos sensores, aplicações multimídia, controle de robôs e máquinas de forma remota, entre outras, para as várias verticais e negócios no país. “Nosso posicionamento no IoT vai muito além da conectividade. Somos um provedor de soluções para diversas verticais e com o 5G, podemos ir além e destravar aplicações que antes não eram possíveis” diz o diretor de IoT da Claro, Eduardo Polidoro.

As aplicações 5G dedicadas a segmentos de missão crítica irão expandir o mercado celular de IoT industrial, fornecendo novos recursos, como alta confiabilidade e soluções de rede dedicadas. “As redes LTE dedicadas já podem servir a muitos casos de uso que demandam conectividade, ao mesmo tempo em que apresentam um roadmap para 5G que trará funcionalidades adicionais e otimizações, como baixa latência ultra confiável, de milissegundos e alta disponibilidade”, ressalta André Sarcinelli, diretor executivo de Engenharia da Claro.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.

Sair da versão mobile