O real impacto da RPA sobre o cotidiano operacional

0

O papel da tecnologia no ambiente de trabalho pode ser traduzido de diversas formas, em contribuições variadas para a empresa em questão. Uma delas, que vem conquistando cada vez mais espaço no cenário empresarial, é a Robotic Process Automation (RPA), aplicação tecnológica voltada para a digitalização de processos. Tamanho prestígio pode ser justificado por razões importantes, como a readequação de profissionais para atividades mais estratégicas, aumento na agilidade e redução na taxa de erros manuais, entre outros efeitos benéficos que se estendem para a criação de uma cultura de diminuição de gastos.

O fato é que, no intuito de aderir à implementação tecnológica e entrar de vez na era digital, a RPA se mostra um caminho capaz de acelerar essa transição. Para uma organização com pouca maturidade no que diz respeito à inovação, que não possui em seu core business qualquer tipo de proximidade com a área de TI, é natural que essa etapa de adaptação seja difícil e ofereça obstáculos complexos. Nesse sentido, pensar na RPA como uma nova aliada operacional é imprescindível atualmente.

A automatização em termos práticos

O gerenciamento de dados, documentos e arquivos, se conduzido por meio de sistemas manuais, está sujeito a uma série de riscos que podem comprometer os procedimentos como um todo. Em outros tempos, esse modelo de trabalho até seria a única saída para que os profissionais lidassem com um alto fluxo de informações. Hoje, sob a figura da RPA, a perspectiva é totalmente outra.

Automatizar processos é uma movimentação inovadora, que ressignifica a participação das pessoas no cotidiano operacional e concede uma nova abordagem ao armazenamento e uso dos dados disponíveis. O impacto dessas ferramentas, portanto, é refletido para a empresa em sua totalidade, e ao contrário do que alguns imaginavam, o robô não é um antagonista dos profissionais, mas um agente potencializador de nossas maiores capacitações. Isso nos leva ao próximo tópico

Valorize o capital intelectual de sua empresa

A visão que todos nós, enquanto sociedade, possuímos a respeito da tecnologia tem se modificado com o passar dos anos. Felizmente, grande parte das empresas nacionais estão percebendo o que se pode perder ao postergar a digitalização de algumas etapas operacionais. No fim das contas, as vantagens retiradas dessa quebra de paradigma beneficiam, especialmente, as pessoas.

Com esses procedimentos exaustivos e repetitivos a cargo de robôs personalizados, respeitando todas as demandas apresentadas pela organização, os colaboradores terão tempo hábil para centralizar seus esforços em atividades subjetivas e estratégicas, a exemplo do relacionamento com o cliente. Além disso, os mesmos poderão apoiar suas decisões em insights respaldados pela análise de dados. O resultado é mais assertividade para angariar novos clientes e consolidar melhores resultados.

A RPA é para todos

Sem dúvidas, existem segmentos no país em que a tecnologia se mostra mais presente que os demais. No entanto, é importante enfatizar que o componente tecnológico está à disposição para que empresas diversificadas transformem suas realidades operacionais por completo. Se tomarmos o setor jurídico como parâmetro, com escritórios de advocacia automatizando seus processos e recuperando o protagonismo do advogado, encontramos um exemplo claro de como o robô é capaz de agregar valor, sem ofuscar os profissionais.

A RPA é uma tendência crescente e que não pode ser mais adiada pelo empresariado nacional. Na missão de abraçar a transformação digital e colocar determinada empresa em um novo patamar produtivo, trata-se de uma alternativa enriquecedora, tanto para as equipes, envolvidas nos métodos de trabalho, quanto para o gestor, que terá plenas condições de alavancar seu negócio.

Rafael Caillet, fundador e CEO da Oystr.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.